Livros impressos e outros



 Como antologista, editor e até mesmo escritor, cerca de 90% de tudo o que produzo é disponibilizado gratuitamente.

Mas também produzo alguns materiais impressos, que logicamente não tenho condições de ofertar, bem como outros livros e antologias em formato eletrônico (e-books) que são comercializados. 

Temos então aqui desde livros impressos de maior vulto, como algumas antologias (Poesia em 1000 Citações, O Livro e o Prazer da Leitura em 600 Citações) ou meus volumes de contos e romance, até antologias pequeninas em formato e-book, produzidas para o público da Amazon, e de leitura rápida, como os da série "100" ou "200" Frases, de temas os mais variados.

Confira, abaixo, os livros disponíveis.


ANTOLOGIAS IMPRESSAS



O livro é a porta para o que é o homem, o que é humano. É o testemunho máximo de nossa história e evolução, raízes e anseios – e nosso alcance. Faltam-nos palavras para descrever o livro. Bem, este é justamente um dos motivos deste livro sobre o livro (e sobre a leitura): coligir reflexões as mais diversas sobre o nosso amigo de todas as horas, bem como sobre o prazer que a leitura proporciona, oriundas de autores, tempos e culturas os mais variados.

A reflexão sobre o livro e o incessante e multiforme incentivo à leitura precisam estar na base, no “chão” da cultura, para que o edifício se erga e sustenha. Afinal, o livro é o objeto cultural elementar.

Pais e educadores, leitores e escritores, livreiros, editores, políticos, jornalistas – profissionais e amantes do livro e qualquer um preocupado com os destinos da educação e do próprio país encontrarão aqui um ferramental de boa e urgente reflexão. “Munições” (frases e também poemas) para lembrarmos, celebrarmos e promovermos a cada dia mais a Sua Excelência, o Livro.

Formato: 14x21; 112 páginas.

O livro impresso está disponível no site da Editora UICLAP, AQUI.





Além de poeta, esse mal menor, tenho, há quase duas décadas, sido editor de poesia. Ao longo do tempo, vez por outra fui indagado por curiosos e também poetas, sejam iniciados, iniciantes e outros que, poetas em potência, sequer deram o primeiro verso, mas, temerosos, soltavam questionamentos em busca de rumos e indicações que lhes permitissem o ingresso nessa Pasárgada Total que é a Poesia:

O que é a poesia? O poema? E o poeta?

Um dos motes para a realização desta antologia de citações é este: Ofertar, num golpe único, algumas das melhores definições e reflexões sobre o que é a poesia e o poema, o poeta e o fazer poético. Assim poetas, o almirantado, mas também marujos vários – críticos, filósofos, santos e bundalelês – aqui estão vaticinando suas assertivas, algumas delas realmente extraordinárias, é preciso dizer. E ainda descemos aos últimos porões do léxico: São 17 os dicionários consultados pelo verbete poesia.

Esta obra, única em seu teor e volume em nossa língua, é na verdade uma edição revista e bastante ampliada do e-book gratuito Poesia em 500 Citações, que publiquei em 2018.

Após trinta antologias poéticas de maior ou menor calado, chegamos a uma (meta)antologia em prosa sobre a poesia em si, em dó, em lá de bem dalém do Bojador...

Gosto de definições, e vez que vez redigo lá as minhas. Uma das diletas assevera: O livro é um barco que te ensina a nadar.

Não sei ou não tenho coragem de dizer que se possa susci-tar assim um poeta ex nihilo; no entanto, espero que esta obra, qual barco pedagogo, possa, lançando-os ao mar, despertar poetas em potência, assim como alimentar o ativo, em versos e vivências, para um olhar ainda mais acurado sobre o esplendor de todas as coisas, esplendor de cujo jogo de presença/ausência a poesia é espelho e refém.

Bem-vindo a bordo da nau incendiada, marujo. Queime seus pés no tombadilho ardente, produza ar quente para insuflar o que restam das velas e o que você tenha de asas. E que você encontre, ao tombar o horizonte, aquilo que busca.

Formato 14x21; 162 págs.

Disponível em formato impresso na Uiclap, AQUI.

Disponível em formato e-book na Amazon, AQUI.




Amor (ou caridade), Esperança e : As três principais virtudes cristãs, conforme arroladas pelo apóstolo Paulo no décimo terceiro capítulo da Primeira Carta aos Coríntios, um dos ou talvez mesmo o mais belo capítulo de todo o Novo Testamento. Os católicos chamam-nas de virtudes teologais, que seriam infundidas por Deus no homem, e cuja ação é complementada pelas virtudes cardinais (prudência, justiça, fortaleza e temperança).

Nesta breve seleta, reunimos nada menos que mil (e cem) citações. São textos notadamente de autores cristãos (reformados, católicos e de outras vertentes), mas não somente; autores de outras confissões religiosas aqui comparecem, e mesmo agnósticos e livres pensadores os mais diversos, contribuindo para o entendimento e a reflexão plurais sobre tais temas de infindável profundidade. Assim, mesmo focado na seara cristã, esta pequena antologia é de valia para todo tipo de leitor, todo aquele que tem sua atenção capturada pelo mundo das ideias.

Este livro é uma edição revista e ampliada do e-book “Amor, Esperança e Fé – Uma antologia de citações”, publicado em 2017, e que reunia em torno de 750 citações sobre as três virtudes. Além do acréscimo em citações, aqui inserimos uma nova seção, “As Três Virtudes”, reunindo citações que falem ao mesmo tempo sobre as três, ou ao menos duas delas. O referido e-book foi uma publicação que surgiu no rastro de comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante.

“Bem, as virtudes teologais: o que tem isso a ver com a Reforma?”, perguntará o leitor mais desatento. E que foi a Reforma, senão um retorno ou esforço de retorno aos fundamentos da fé cristã uma vez perdidos ou obnubilados? Anseio desesperado de tornar às bases e raízes que foram amortecidas ou banidas em troca de conceitos débeis e prostituídos? Se assim entendermos, percebemos que nada há de mais basilar em nossa crença do que o consórcio destas três virtudes capitais. São elas que garantem a simplicidade revolucionária da mensagem dAquele que por todos se ofereceu na cruz.

Que esta pequena seleta seja de proveitosa e edificante leitura a você, amigo leitor. Mais do que um livro a ser lido, nosso esforço foi para tornar este volume um livro a ser revisitado enquanto durar nossa peregrinação terrena.

E agora, além da versão em e-book, gratuita, atendemos a um pedido de muitos e disponibilizamos uma versão impressa, à venda no site da Editora UICLAP.

Para baixar o e-book GRATUITO pelo site Google Drive, AQUI.

Caso queira adquirir o livro impresso, confira no site da UICLAP, AQUI.




Nesta breve obra, tomamos sob nosso encargo uma empresa aventurosa: elencar 400 frases seletas, cuja audácia ou perspicácia, sabedoria, criatividade e alegria – mas também cinismo e desconcerto fossem poderosos para impactar proativamente o leitor, seja o experimentado ou desavisado. Frases inspirativas, surpreendentes, irônicas, alegres, ácidas - mas também “feridas de mortal beleza” para lhe dar o que pensar e repensar(-se). Frases para chacoalhar preconceitos, expandir horizontes: um singelo convite, emitido pela voz de séculos de sabedoria e experiência humanas, a inovar(-se) e renovar-se. Uma seleção de frases com poder de encantar – ou catar você de sua zona de espera, de planejamento, de expectativa ou rendição – e desafiá-lo, municiá-lo para a ação – ou mesmo a desaceleração e mudança de rumo. Uma alegoria, uma exortação, uma nova perspectiva: Surpreenda-se com este apanhado da boa sabedoria humana.

Este livro impresso é uma reunião dos conteúdos dos e-books Saindo da Zona de Conforto em 200 Frases, volumes 1 e 2, disponíveis na Amazon (confira mais abaixo).

Formato 14x21; 74 págs.

DISPONÍVEL NA UICLAP, AQUI.



ANTOLOGIAS EM FORMATO ELETRÔNICO APENAS (PEQUENOS E-BOOKS)



Máxima. Sintetização de um pensamento na melhor das formas, forma que ocupe o mínimo espaço. Poderíamos assim, tacanhamente, definir o termo que é tema desta antologia.

Reunimos aqui uma inusitada seleção de definições – ou máximas – sobre elas próprias, as máximas. E vá lá: Aforismos, sentenças, provérbios, ditos e ditados, primos quaisquer dessa grande família das Citações, aqui se auto enquadram – pois você não acha justo que os carregadores de piano possam, dia qualquer, sentar-se na banqueta e arriscar uma sonata?

Academicamente, uma literatura que fale de si própria é sempre metaliteratura, daí o hibridismo de nosso título superlativo, Metamáximas.

Que este breve compilado alimente a fruição daqueles que, assim como eu, são amantes das citações.

O e-book está disponível na Amazon (AQUI) e na Google Play (AQUI).






Criado em 1901 junto a outros quatro prêmios, o Nobel de Literatura visa laurear autores vivos que tenham produzido, no campo da literatura, "o trabalho mais notável em uma direção ideal", nas palavras de seu idealizador.

A iniciativa dos Prêmios Nobel é a concretização do desejo final do cientista e empresário sueco Alfred Nobel, de premiar aqueles que melhor tenham contribuído com a humanidade nos campos da Paz, Literatura, Química, Física e Fisiologia/Medicina.

Listamos aqui frases de cada um dos 118 vencedores do Prêmio Nobel de Literatura, desde seu início, em 1901, até hoje. São frases sobre temas os mais variados, que dão notícia do gênio destes que, através de sua arte literária, contribuem para a expansão daquilo que é humano.

Nosso desejo é que esta pequena seleta seja uma janela, um singelo convite para você desbravar autores gigantescos e eventualmente seus “desconhecidos”, cuja leitura mais profunda certamente há de ampliar o caudal de suas percepções, acrescendo, e isto é o fascinante na grande literatura, novas formas de perceber.

O e-book está disponível na AMAZON, AQUI.




Costumo dizer que o bom humor já salvou mais vidas que a Medicina. O humor pode ser tido e entendido como um mecanismo de alívio e catarse, mas também e paradoxalmente de resignação e revolta, defesa e ataque.

Fonte de prazer primal da humanidade, o riso (e o humor) são ferramentas quase que sine qua non (sem as quais não se pode ser) da vida.

Aqui, selecionamos pouco mais de 100 citações especialíssimas sobre o humor, o riso e também aqueles que fazem disso uma profissão ou modo de vida.

Sorria sempre!

Disponível na Amazon, AQUI




“Fenômeno fenologicamente desconcertante” poderia ser a melhor definição que conseguiríamos sustentar para o mistério a que chamamos de música; por sorte, outros melhores que nós e em outros lugares ao longo de toda a história debruçaram-se sobre este tema amorável, e teceram definições que, se não desvelam de todo o mistério que a música comporta, aproximaram-se certamente de seu doce e obscuro âmago.

E tais definições selecionadas aqui estão, para sua instrução e deleite.

Disponível na Amazon, AQUI. 



Definições sobre o imponderável: Desta tarefa inglória se incumbe este livrinho, reunindo (pouco mais de) 100 frases de autores célebres – ou nem tanto, que se lançaram ao desafio de definir a ele, o Felis silvestris catus. Uma humilde seleção em honra desta criatura amorável ao extremo. Tenha uma boa leitura!

Disponível na Amazon, AQUI.




Nação milenar, cujas origens remontam a período anterior ao século XX a.C., a partir de pequenas cidades-Estado que espraiavam-se ao longo do Rio Amarelo, a China sempre demonstrou ser um oásis para a sabedoria. Hoje a segunda maior potência econômica mundial e em franca ascensão, a China expande sua influência não apenas econômica, mas cultural, pelo mundo. E a milenariedade de sua sabedoria segue inspirando milhões de pessoas, sabedoria que se expressa desde as máximas morais de Confúcio até a espiritualidade de Lao Tsé e seu Tao Te Ching, passando por estrategistas como Sun Tzu, cujo clássico A Arte da Guerra figura sempre na lista de mais vendidos. 
Neste breve volume buscou-se fazer um apanhado geral da perene sapiência chinesa. Se a mistura de autores tão díspares no tempo e espaço pode parecer artificiosa, é em virtude desta obra destinar-se à leitura breve, fazendo as vezes de introdução, convite ou abertura para leituras mais aprofundadas.

Disponível na Amazon, AQUI. 





Neste breve volume estão reunidas quase 250 frases as mais diversificadas no tocante ao espírito, motivação, autoria e tempo em que vieram a luz; sérias ou hilárias, surpreendentes, cínicas e ácidas: a visão sobre a política, os políticos e suas generalidades pela voz de alguns séculos de sabedoria desenvolvida no contato, muitas vezes deletério, com esses artistas da empáfia – e sua nobre arte.

Disponível na Amazon, AQUI

"A política é a arte de captar em proveito próprio a paixão dos outros.”
Henry de Montherlant

“O pior analfabeto é o analfabeto político. É tão burro que se orgulha e estufa o peito dizendo que odeia a política.”
Bertold Brecht

“Para a política, o homem é um meio; para a moral, é um fim. A revolução do futuro será o triunfo da moral sobre a política.”
Ernest Renan

“Um bom governo é como a boa digestão: enquanto funciona, mal é percebido.”
Erskine Caldwell

“É mais um exemplo da ironia humana – o fato de parecer mais fácil morrer numa batalha do que dizer a verdade em política.”





Este breve e-book reúne uma seleção de frases inspirativas, surpreendentes, irônicas, sábias, ácidas - mas também “feridas de mortal beleza” para lhe dar o que pensar e repensar(-se). Frases para chacoalhar preconceitos, expandir horizontes: um singelo convite, emitido pela voz de séculos de sabedoria e experiência humanas, a inovar(-se) e renovar-se.
Quinto Volume da coleção 200 Frases.

Disponível na Amazon, AQUI.





Há algum tempo atrás, tomamos sob nosso encargo uma empresa aventurosa: elencar 200 frases seletas, cuja audácia ou perspicácia, sabedoria, criatividade e alegria – mas também cinismo e desconcerto fossem poderosos para impactar proativamente o leitor, seja o experimentado ou desavisado. O sucesso da iniciativa, o e-book Saindo da Zona de Conforto em 200 Frases, serviu de incentivo para voltarmos ao batente e, martelando os tambores, reunir uma nova coleção de frases com poder de encantar – ou catar você de sua zona de espera, de planejamento, de expectativa ou rendição – e desafiá-lo, municiá-lo para a ação – ou mesmo a desaceleração e mudança de rumo.

Uma alegoria, uma exortação, uma nova perspectiva: Surpreenda-se com este apanhado da boa sabedoria humana. 

Disponível na Amazon, AQUI



As melhores definições e reflexões sobre a Amizade, coligidas dos mais diversos autores, tempos e literaturas.

Disponível na Amazon, AQUI.


Desde seus primórdios, o homem é narrador. Narrador, diga-se de passagem, irrefreável. Parafraseando Fernando Pessoa, talvez o nome máximo da Literatura em língua portuguesa, narrar é preciso, viver não é preciso. Mas, espere: A frase original (navegar é preciso, viver não) na verdade é do general romano Pompeu... Bem, aqui aprendemos uma lição capital sobre a Literatura e seu movimento eterno de retorno a si mesma, e(m) retroalimentação, reconfiguração.
Desde o primeiro texto escrito, aquele que rompeu/transcendeu a cadeia da oralidade, foram muitas as voltas do parafuso. Nessa sucessão de revolições, a literatura ampliou seu espectro e sedimentou-se, tornando-se plataforma e maquinário máximos da expressão humana.
Nesta breve (meta)seleta, o tema é, claro, a própria Literatura. Aqui, escritores de todos os cantos e encantos, de diversas correntes - e até mesmo os desacorrentados - oferecem suas percepções sobre o que é afinal a Literatura, o processo da escrita, e exprimem seu amor - ou ódio - pelo texto literário.

Disponível na Amazon, AQUI.



Na multidão de pareceres aqui antologiados, o mistério da arte ganha máscaras e desnudamentos, num jogo de mistificação e desmistificação (chiaroscuro?) que dá a dimensão do grande e envolvente mistério que a arte representa. 

Venha surpreender-se com os insights desferidos por alguns dos maiores nomes de todas as sete (ou nove? Onze?) artes.

Disponível na Amazon, AQUI.





Desde muito antes de Comenius e Herbart, “pais fundadores” das modernas didática e pedagogia, retrocedendo aos gregos e indo além, a educação ocupa importante papel na preocupação humana. Nascidos os mais impotentes e dependentes dos mamíferos, não é senão através de abnegado cuidado e instrução que aprendemos a ser e estar em nossa condição de seres sociais.
Vivemos num mundo onde o conhecimento, e logo a educação, assume definitivamente a posição preeminente no escopo dos anseios e objetivos humanos, adquirindo sua talvez maior valorização e democratização ao longo de toda a nossa história. No Brasil, mais e mais pessoas têm acesso ao ensino superior, e o principal: consciência de sua importância, e consciência de que é possível, independentemente de sua classe econômica e faixa etária, ter acesso e ter sucesso.
Este breve livro reúne uma seleção de definições e reflexões sobre a Educação, conforme o entendimento de autores e pensadores os mais diversificados; afinal já dizia Salomão em seus Provérbios: “Na multidão de conselhos há sabedoria”. Sim, damos voz a gregos e troianos: se a unanimidade não é burra, como dizia Nelson Rodrigues, ao menos é uma companhia que merece suspeita. E uma antologia de frases é assim, tece sua colcha de um mostruário de opiniões díspares, uma coleção de alteridades que a enriquecem.
Ao mesclarmos reflexões sobre a educação, o ato de educar(-se), o educador, a escola, nosso objetivo é prover conteúdo para a reflexão de educadores de todas as vertentes, e também para estudantes, pais, filhos e a qualquer interessado neste tema capital.
Como professor, minha esperança é, aqui neste livro e em tudo o mais, inspirar a quem aprende e inspirar a quem ensina, para que todos cheguem juntos à certeza de que ambos são na verdade um só, avançando numa mesma e única estrada.
Que este seja um porto propício e benfazejo para onde você sempre possa retornar, em busca de inspiração e renovo: este é nosso maior anseio e nossa recompensa, amigo(a) leitor(a).
Este e-book é uma edição ampliada do e-book gratuito A Educação em 365 Frases.
Disponível na Amazon, AQUI.



De uma batalha campal à luta por uma promoção ou um novo emprego; de uma situação perigosa em que as circunstâncias o lançaram à solicitação, à pessoa amada, de um primeiro beijo, cada um sabe – ou logo descobrirá – quais são as batalhas de sua vida. Desafiados somos todos os dias, por situações procuradas ou inesperadas, e necessário é que nos mostremos fortes diante dos desafios e adversidades.

Aqui, neste breve volume, reunimos uma poderosa coleção de frases de inspiração e sabedoria, que falam sobre coragem e heroísmo, prudência e resiliência, estratégia, ousadia e iniciativa para enfrentarmos o dia da batalha.
Disponível na Amazon, AQUI.



PRODUÇÃO AUTORAL




A presente coleção de contos, caprichosa ou inconsequentemente designada Fabulário Índigo, é um pequeno tour de force cujas narrativas transitam desde a ficção científica utópica e distópica à hodierna crônica da violência urbana, da fábula moral ao experimentalismo metafísico, do suave horror ao humor mais escrachado. Tais eixos genéticos/genéricos não são de todo insulares, independentes, mas costumam se interpenetrar ao longo dos trinta e um contos aqui reunidos.

Costumo dizer que escrever poesia é encontrar imagens, enquanto escrever prosa é encontrar saídas. Poeta com infiltrações na prosa, aqui busquei saídas, embora, fiel à minha nomeadura, não me esqueci nem escarneci do poder fundacional e transcendental das imagens.

Em termos bibliográficos, iniciei minha produção ficcional com O Pequeno Livro dos Mortos, volume de contos publicado em 2015. De lá até aqui, a produção se desdobrou em momentos de maior ou menor euforia, ao sabor dos ventos benfazejos/malsãos da inspiração. Este Fabulário, espero, é a continuação e o alargamento não de um esforço, mas de um tão humano prazer de contar.

Disponível impresso diretamente comigo (escreva para meu e-mail, sreachers@gmail.com ).

Disponível como e-book na Amazon, AQUI.




A tomada de Jerusalém e dos tesouros do Templo por Nabucodonosor, em 597 a.C., liberou inadvertidamente sobre a Terra um poder sobrenatural, um poder capaz de mobilizar – de uma forma jamais vista – a homens, anjos e demônios, e decidir os destinos do mundo.

Muitos séculos depois, para impedir que os objetos responsáveis por tal poder caíssem em mãos erradas – e também para arrancá-los de tais mãos – um relutante monge alemão, Martinho Lutero, se viu obrigado a fundar uma organização secreta. Uma Ordem Combatente, cuja guerra de vida e morte, travada nos quatro cantos da Terra, se estende até os dias atuais.

Disponível como e-book na Amazon AQUI.

 E como livro impresso, na Uiclap, AQUI.




Seja bem-vindo a esta pequena jornada, amigo leitor. Aqui o humor, o terror, o conto de espionagem, a ficção científica, a fantasia borgeana e a crônica (sub)urbana, com seu traçado agridoce e enlameado de poesia e violência, são os vagões, os gêneros desse comboio, desse trem de memória e invenção de que valho-me para visitar e emoldurar meus mortos. Ficção e realidade interpenetradas, perdição e redenção amalgamadas num caudal de cores de inusitada composição, para falar dos muitos mortos que perdi e ganhei, amigos e não-amigos, reais e imaginários, e suas mortes físicas mas algumas vezes também espirituais. Mortos que precisam de uma voz, prontos para revelar suas histórias de crueza e beleza, e de um como que encantado desencanto.

Um passeio pelas horas da verdade: momentos de encontros com (ou retornos para) o Cristo, ressurreições, chamados cumpridos; mas também desencontros, desvios e desdita. E o trem tragicômico dos mortos e vivos avança: há provocações sutil ou escancaradamente acondicionadas em cada vagão, como passageiros clandestinos. Prontos para abraçar e inquietar, com seu amor ou seu aço, aqueles que se aproximarem...

Disponível como e-book na Amazon, AQUI.


LIVROS AUTORAIS DE DOWNLOAD GRATUITO EM FORMATO E-BOOK, MAS QUE EU POSSUO EXEMPLARES IMPRESSOS PARA VENDA:


Cartas e Retornos (poesia) - R$ 30, já com frete

Poemas da Guerra de Inverno (poesia) - 30, já com frete

Sabenças & Sentenças da Missão (frases) - 25, já com frete

Renato Cascão & Sammy Maluco: Uma dupla do balacobaco (memórias/humor) - 30, já com frete

RODORISOS - Histórias hilariantes do dia a dia dos Rodoviários (crônicas de humor) - 30, já com frete


Se desejar adquirir algum desses, escreva para meu e-mail: sreachers@gmail.com


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...