quinta-feira, dezembro 21, 2017

Natal de Jesus no Rio de Janeiro, poema de Silvino Netto


Natal de Jesus no Rio de Janeiro

Imagino Jesus
Passando o seu Natal
No Rio de Janeiro!

Talvez escolhesse subir
O Corcovado,
Para ver o indescritível panorama
Que se contempla lá de cima!

JESUS AO PÉ DO CRISTO REDENTOR!
            !
O que diria ele ao pé da imagem
Erguida como um monumento
À sua própria pessoa?
Que diria ele, desta Cidade
Chamada Maravilhosa,
Cheia de encantos mil!
Que presépio lindo,
Aos olhos de Jesus:
A Baia da Guanabara
Com suas luzes cintilantes!
Imagino Jesus contemplando
A paisagem deslumbrante
Da praia de Copacabana
A princesinha do mar!
Mas, imagino também, ao mesmo tempo,
Jesus com o coração partido, dolorido,
Repetindo as mesmas palavras
Quando de seu olhar sobre Jerusalém!

Ai de ti Rio de Janeiro,
Cidade violenta!
Ai daqueles, seus habitantes,
Que matam inocentes,
Que abandonam as crianças
Nas ruas, nas escolas,
Que não dão acolhimento
 Aos pobres das sarjetas!
Choro por ti Rio de Janeiro
Pelo  caos na saúde, pelo déficit na habitação ...
Aí de vós políticos e administradores  corruptos
Que tiram os direitos da população,
Que atrasam o salário dos servidores
Indiferentes às suas dores!
Ai de vós empresas, igrejas,
Aquelas que na prática
Não atendem à demanda das comunidades!
Rio de Janeiro, Rio de Janeiro,
Como gostaria que fosses mesmo
Cidade Maravilhosa!
Quantas vezes quis eu  ajuntar os teus filhos
Como a galinha os seus pintinhos
Debaixo das asas, e não quiseste!  

Mas tenho ainda nesta Cidade
Aqueles que sentem a dor de seus irmãos,
Que são trabalhadores,
Que me são fiéis,
Meus profetas da esperança
Em quem deposito a confiança,
Meus anjos, meus pastores,
Que pregam a justiça,
A solidariedade, a salvação!
Sim, aqueles que ainda acreditam,
Que a minha mensagem de Natal,
Nesta noite esplendorosa,
Pode promover
Verdadeira transformação,
No Rio de Janeiro,
Cidade que tanto amo,
E quanto desejo de coração
Vê-la, realmente, 
CIDADE MARAVILHOSA

CHEIA DE ENCANTOS MIL!

(Silvino Netto, imaginando Jesus no Rio de Janeiro, no Natal de 2017)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...