segunda-feira, abril 26, 2021

POÉTICO SOLAR - Poemas para ler sob o sol de qualquer tempo: Marina Stela Borges lança seu primeiro livro


A poeta paulista Marina Stela Borges lançou, recentemente, sua obra inaugural, o livro Poético Solar. A obra apresenta uma poesia de riqueza intimista, que dá expressão a sentimentos e experiências vividos no jogo de presenças e  ausências da vida numa megacidade como São Paulo. A fé, como não poderia deixar de ser, dá o tom dos pequenos textos, que como cristais filtram e decompõem a luz solar.

Sobre a obra, assim se expressa o prefaciador, o também poeta Magno Martins: 

“Traduzir um turbilhão de coisas para o papel, não é tarefa fácil. Os poetas naturalmente olham a poesia surgir de suas vivências e imaginações. Na poesia somos quem quisermos ser. A Palavra de Deus não tem curvas, Seu caminho é reto. E larga é a porta da perdição. Somente o calor de Jesus para aquecer a humanidade tão fria. E quando se une a essa chama viva o trabalho de exaltação e adoração aqui reunidos no livro "Poético Solar", de Marina Stela, tudo começa a fazer sentido. A autora nos presenteia com versos onde afirma que mesmo na solidão, tão necessária aos poetas, Deus está com ela, inspirando, trazendo paz e esperança. No poema "Chama Viva": ‘Eu vi a Eternidade entrar pelas frestas da minha janela/Tua presença levou embora toda a solidão e me preencheu/ Com olhos molhados ouvi Tua voz e percebi Teus passos’. Marina, tal qual uma artesã, tece a poesia nos mais variados temas, homenageia sua querida cidade natal em "São Paulo, Meu Amor": ‘Cada esquina tem igreja pra toda crença/Árabes e judeus são amigos sem diferenças/São Paulo é como espelho de muitos reflexos/ Todo mundo vem, vê essa zona e se apaixona’. Ela parece descrever os detalhes que muitas vezes passam despercebidos em meio à velocidade do cotidiano, assim que, como para saborear um poema, ela consegue parar o tempo e passar ao leitor fragmentos belos, que somente uma artista das letras poderia fazer. ‘Ouvia voz de Deus enquanto dirigia pela estrada para a nova vida/Meu relógios sem ponteiros e meus sonhos sem freios seguiam/Entre tristezas e alegrias ainda esperava o nascer do dia’. A inspiração divina de Cristo é a bússola constante nesta obra que tem como base sua relação com o Criador dos luminares.”

O livro possui uma esmerada, belíssima edição - das melhores que tenho visto nos últimos tempos - e se encerra com o tocante testemunho de vida da autora, poderoso para nos inspirar a prosseguir pelas agruras da vida, mantendo firmes os olhos no luminar que emana de Cristo, nosso Salvador.

O livro possui o valor de R$ 35,00, já com as despesas de frete incluídas. Aqueles que desejarem adquirir a obra, podem entrar em contato diretamente com a autora, através do Whatsapp: (11) 98016-8082


Aqui, três poemas do livro:


ALÉM DAS PAREDES

 

Já era fim da tarde e o céu nublava

Enquanto os ponteiros cambaleavam, eu imaginava coisas

Mente tão fértil quanto as frutas na plantação

 

Como poderia controlar meus pensamentos infindáveis

Ou ainda estacionar em ideias fúteis, tão sem valor?

Nem a alta filosofia seria suficiente para conter-me

 

Talvez se falasse com as paredes teria mais sucesso

Mas acho que vou escrever nas nuvens vagarosamente

Quem sabe um dia, eu encontre algo que me reconte

 

Porque lápis e papéis não bastam

As palavras e os sentimentos nunca param

E a vontade de ver o horizonte é sem fim

 

 

ENTRE GRADES E LEMBRANÇAS

(Escrito em tempos de Covid-19)

 

Hoje eu sou prisioneira das minhas coisas guardadas

Vou faxinar as coisas ruins da minha memória

 

É dia de passar um pano e enxugar as lágrimas secas de anos

Mas eu também lembrei tudo que me fez feliz e revivi

Eu novamente vi a alegria do céu azul que brilhou

Me preparo pra nova vida cheia de amor e esperança

 

Todos tão cheios de medo e incertezas sobre tudo

Os relógios correm lentamente

 

Porque não têm mais horas pra contar

 

 

O REFÚGIO

 

Pare

 Largue tudo e esqueça-se deste mundo

E corra para o lugar secreto cuja chave só um tem

O lugar que só você e Jesus conhecem, ninguém mais

E lá deleite-se na presença d'Ele e ame-O intensamente

Um momento de amor tão intenso, tão forte, comovente

Até que Jesus se derreta, até que saia virtude

Quem me tocou o coração? Quanto amor!

Diante d’Ele somente adorar

 

Uma dança pela eternidade da noiva e seu Noivo Amado

Uma dança que os anjos e o Pai vão parar para ver, admirar

A noiva com vestido branco puro, joias e uma coroa de Santidade

O Noivo com linho fino, olhos reluzentes e uma coroa de Glória

Quem perde a sua vida por Cristo a tem verdadeiramente

Mas quem põe sua vida em outras coisas, perde Cristo

 

O banquete já está feito e tudo está preparado

Muitos serão chamados, mas poucos os escolhidos



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...