domingo, março 11, 2012

Em homenagem ao Dia Nacional da Poesia, um texto de Ezra Pound: E assim em Nínive


Juan Miró

E assim em Nínive

"Sim! Sou um poeta e sobre minha tumba
Donzelas hão de espalhar pétalas de rosas
E os homens, mirto, antes que a noite
Degole o dia com a espada escura.

"Vê! não me cabe a mim
Nem a ti objetar,
Pois o costume é antigo
E aqui em Nínive já observei
Mais de um cantor passar e ir habitar
O horto sombrio onde ninguém perturba
Seu sono ou canto.
E mais de um cantou suas canções
Com mais arte e mais alma do que eu;
E mais de um agora sobrepassa
Com seu laurel de flores
Minha beleza combalida pelas ondas,
Mas eu sou um poeta e sobre minha tumba
Todos os homens hão de espalhar pétalas de rosas
Antes que a noite mate a luz
Com sua espada azul.

"Não é, Raana, que eu soe mais alto
Ou mais doce que os outros. É que eu
Sou um Poeta, e bebo vida
Como os homens menores bebem vinho."

Tradução de Augusto de Campos
Do livro: Poesia/Ezra Pound; introdução e notas de Augusto de Campos, Hucitec/ Ed. Univ., 1993, SP/DF

*No dia 14 de Março é comemorado o Dia Nacional da Poesia. Em homenagem aos muitos amigos poetas publicamos aqui este texto excepcional daquele que foi um dos maiores poetas do século XX, Ezra Pound.

3 comentários:

Joselito Nascimento Otílio disse...

Me desculpe mais me ajude a divulgar essa busca por desaparecida
Primeiro, ela partiu para a Espanha há trabalho, ficou um tempo por lá e depois veio rever sua família e suas duas filhinhas lindas.
Somos de uma pequena cidade chamada Pau Brasil_ BA, interior da Bahia. Quando ela veio, foi uma alegria tamanha porque havia anos que não havíamos. Depois que ela passou um tempo aqui, ela resolveu voltar outra vez para a Espanha, porém quando tentou entrar no país, a história que sabemos foi que ela foi deportada, mas ela não voltou para Pau Brasil. Ela tentou entrar de novo no país e conseguiu.Suas duas filhinhas estão crescendo e as duas moram com os pais.Dona Maria, sua mãe mora em São Paulo e chora por dias e dias sem notícias da filha, seus irmãos sofrem porque simplesmente Rosiane Nascimento Araújo sumiu e nunca mais deu notícias.Denunciou na Embaixada Brasileira que segundo o que sabemos, não houve entrada naquele país de nenhuma Rosiane Nascimento Araújo. Quando olho para suas filhinhas, logo deparamos com um olhar de tristeza, mesmo sabendo que Deus trará sua mãe de volta. São duas crianças amáveis, lindas e com um olhar triste e cabisbaixo… Isso me entristece tanto quando vejo isso. Amigos leitores… Desde já, minha oração em nome de Jesus é que vocês nos ajude a encontrá-la seja aonde for ou como ela estiver. Não queremos condená-la por seus atos, apenas queremos trazê-la de volta pra suas filhinhas que tanto sonham com este momento. Dia 21/03 ela faz 29 anos e seria de uma alegria inexplicável recebermos tão presente, a sua chegada entre nós. Divulguem nos seus sites, mas por gentileza não brinque com nossos sentimentos com falsas notícias. Estamos orando para que possamos encontrar nossa querida e especial amiga Rosiane Nascimento de Araújo.
73 8142 7341/98107142
Mais informações… http://www.joselitootilio.blogspot.com
Lá possui fotos. Obrigados amigos!

Joselito Nascimento Otílio disse...

Sammis amigo, me desculpe invasão, mas por gentileza publique no seu blog esta postagem com o tema: Desaparecida: Rosiane Nascimento de Araújo... Vamos juntos fazer esse clamor chegar aos quatro cantos desse mundo e voltar com boas notícias!

Sammis Reachers disse...

Olá amigo, publiquei um post sobre isso em meu blog Cidadania Evangélica, aqui: http://cidadaniaevangelica.blogspot.com/2012/03/brasileira-foi-para-espanha-e.html

Que o Senhor resolva em paz toda esta situação.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...