terça-feira, novembro 14, 2006

4 Poemas de Myrtes Matias

Levantai os olhos... e vede o campo

Lá fora, além das paredes que te cercam
e protegem, longe do calor que te aquece
o corpo e o coração,está a grande vinha do Senhor;
crianças que perderam os pais,
mil mulheres que vendem o corpo,
milhões de jovens que procuram uma razão de ser;
povo, que é teu povo, caminhando
irremediavelmente para o abismo...
Pára. Olha. Pensa. E ouve teu desafio
na própria voz do Mestre:
“Levantai os olhos e vede...
Vai hoje trabalhar na vinha...”
Ainda é tempo de obedecer,
alcançar a vinha aqui, ali, além;
sustentando aqueles que vão,
onde estiver um deles pregando a salvação,
tu estarás, também.



Caminhos de Deus

“Somos caminhos que Deus usa.”

Senhor, do alto sei que vês melhor,
quanto mais se sobe, maior a visão;
Teus olhos abrangem a eternidade:
contemplam o sol em sua imensidade,
vêem o verme a se arrastar no chão.

Para que então ficar gritando ao mundo:
olha o que tenho, o que sei, que sou?
Se lá do alto vês o mundo todo,
Tu sabes, Senhor, onde eu estou.

Tu sabes por que vim ao mundo,
tens uma missão pra mim.
Nada mais falta que submissão,
dizer – Ordena. Abrir o coração.
Ouvir a ordem e obedecer assim:

Sem importar a obra que a mim couber,
ou o lugar em que meu campo esteja.
Pode ser obscura minha atuação,
o que me importa é Tua aprovação,
ser tudo aquilo que queres que eu seja.

Talvez não tenha a sorte das estrelas
que belas cintilam, dando inspiração.
Talvez meu campo seja o mais mesquinho;
que me importa, se me tornar caminho
por onde passe a Tua compaixão?

Foram caminhos os servos do passado,
através de História um traço de luz:
Abraão, Moisés, José, Rute, Davi,
Jonas, Ester foram no tempo aqui
apenas caminhos em direção da cruz.

Os que vieram depois também são caminhos
por onde a graça de Jesus passou
em busca do oprimido e do aflito,
caminhos que se fundem no infinito
no Único Caminho que um dia me salvou.

Agora, Senhor, a minha prece:
eu quero a graça de participar,
se não posso ser um caminho brilhante,
faze-me atalho na serra distante
mas onde o mundo veja Teu amor passar.

Usa-me, Senhor, durante todo o tempo,
para que no dia em que voltar ao céu,
possa dizer-Te, com um sorriso doce:
- Nada fiz, nada ajuntei, eu nada trouxe,
na terra fui apenas um caminho Teu.



Adoração

Voltar no tempo e no espaço,
viver na Galiléia,
rever, cena por cena, a vida de um Deus.

Acompanhar a estrela
para presenciar o estranho Milagre
de Deus aprisionando Sua onipotência
num corpo de Criança.

Acompanhar este “Senhor de quanto existe”
fugindo para a terra da servidão.

Vê-lO, bem mais tarde,
levantar do vício e do crime
o publicano e a meretriz.

Ouvir a voz suave:
“Vinde e aprendei de Mim,
que sou manso e humilde...”
Manso e humilde...
Tão humilde que se ajoelha no Getsêmane
para chorar a degradação da própria imagem.
Tão manso que caminha para o Gólgota,
sob a cruz, sem uma queixa.

Emudecer de espanto ao ver este Deus-sem-lugar
ser suspenso entre o céu e a terra,
que não teve um berço para nascer,
“uma pedra para reclinar a cabeça”,
maldito sobre uma cruz.

Ouvir este Deus,
coberto de dor e vergonha,
prometer o paraíso e oferecer perdão.
Perdão...

Seu evangelho, Seu ensino,
Sua última palavra
até que o “Tudo está consumado”
alcançasse o céu
e as trevas cobrissem a terra.

Caminhar até o sepulcro
e encontrá-lo vazio.
Deixar Jerusalém e subir ao monte
para ver abrirem-se os céus e
cair de joelhos.
Porque todos os joelhos se curvam,
todos os lábios se calam,
para ouvir em prece:
“Este JESUS há de voltar um dia...”



Há um Deus em Tua Vida

Quando te vejo tão acomodado ao mundo
que te cerca,
como a água tomando a forma do vaso
que a contém,
eu me lembro de um Rei coroado de espinhos,
arrastando uma cruz pelos caminhos,
pelas ruas de Jerusalém.

Quando te vejo tão preocupado com rótulos
e comodidades,
tão desejoso de aparecer,
eu me lembro de um jovem-Deus perdido no deserto,
onde só feras e anjos O podiam ver.

Um jovem-Deus que te entregou um dia
o privilégio da Grande Comissão,
o Qual negas com tua covardia,
sucumbindo a promessas
que te falam à carne e ao coração.

Quando te vejo tão ocupado em construir
celeiros,
ajuntando fortunas que o ladrão pode roubar,
eu me lembro de um Deus caído sob tuas culpas
sem o conforto de uma pedra para repousar.

Quando te vejo conivente com aquilo
que Ele aborrece,
ao ponto de ocultar a Herança que Ele te legou,
pergunto: Seria falsa a promessa que fizeste
ou o amor que tu Lhe tinhas era pouco
e se acabou?

Onde está teu grito de protesto,
que já não escuto?
Tua atitude de inconformação?
Será que te esqueceste do santo compromisso
ou te parece pouco o privilégio da tua missão?

Por que tremes diante do mundo,
temendo por valores que só servem aqui?
Será que Cristo te escolheu em vão
ou será que já não existe um Deus
dentro de ti?

Tu estás no mundo, mas não és do mundo.
Não escolheste – foste escolhido.
Por que te encolhes ao ponto
de seres grande pelo padrão dos homens,
comprometendo tua autoridade
de condenar um mundo corrompido?

Foste escolhido para uma missão tão grande
que nem a anjos foi dada a executar:
não te assustem ameaças,
não te seduzam promessas,
numa obra eterna, é melhor morrer do que negar.

Lembra-te que há um Deus em tua vida
que os teus atos devem glorificar

32 comentários:

Erlanem Araújo disse...

Olá , declamo a poesia " Caminhos de Deus " , todavia, não conhecia o autor. REsolvi então pesquisar, parabéns Myrtres Matias, bela inspiração!!!!
Agora poderei dizer: "Caminhos de Deus" de Myrtes Matias. rsrsrs
Que o SEnhor continue te inspirando, bela arte!!!!
Graça e Paz .

ERlanem Araújo, R.J.

Unknown disse...

Olá, sou da igreja batista maranata de Pirapora /MG. Declamo poesias e sou apaixonada pela escritora Myrthes Mathias e estou a procura de uma poesia de sua autoria chamada "Que eu veja Senhor"... caso alguém possua essa mensagem, entre em contato comigo pelo e-mail igrejabatistamaranatapirapora@yahoo.com.br...
Obrigada e fiquem com Deus

kelly Santos.

frazão disse...

Ola, sou da Segunda IB de São Luís e uma apaixonada pelas poesias de Myrtes Matias. Uma que marcou muito a minha vida é: "Se o Amanha não Vier", se alguém conhece envia pra mim pelo email - elianefilha@hotmail.com.br....... que DEUS nos abençoe.

pEnSaR dÓi disse...

Olá,
Paz do Senhor!!!
Estava procurando na net algumas poesias de Myrtes Mathias, e encontrei esse blogger, eu tenho em minha agenda varias poesia dela, e gostaria de saber de vc gostaria que eu as envia-se para vc, para q fossem postadas no blogger.
Se estiver interessado que eu envie alguma poesia mande uma resposta para meu e-mail, levimusic@ig.com.br
Parabéns pelo trabalho, q o Senhor Jesus continue te abençoando grandemente.


Fique na Paz do Senhor!!!

Arlene Campelo disse...

Olá, sou da Igreja Batista do Flamboyant Campos dos goytacazes-RJ
e fiquei muito feliz por encontrar as poesias de Mirtes, sempre adorei desde pequena, e agora vou te-la as mãos! e isto é muito bom!!
abraços, Irmã em Cristo: Arlene

Arlene Campelo disse...

Olá, sou da Igreja Batista do Flamboyant Campos dos goytacazes-RJ
e fiquei muito feliz por encontrar as poesias de Mirtes, sempre adorei desde pequena, e agora vou te-la as mãos! e isto é muito bom!!
abraços, Irmã em Cristo: Arlene

Unknown disse...

Olá sou Jairo da igreja batista de São mateus SP e minha mãe, já falecida, declamava a poesia
"O Jogador" que começava assim..." Ele era um jogador enveterado pelo vicio.." não melembro mais, gostaria de encontrar esta poesia, poderia me ajudar, creio ser de Mirtes matias...
grato.
jairopaulo@uol.com.br

Anônimo disse...

Tenho a poesia no sangue ou no DNA...
Gosto de ler e já me atrevi a compor algumas poesias também.
Aprecio muito as poesias de "Myrtes Matias". As mesmas são ungidas, abençoadas e abençoadoras.

Fique na Paz de Cristo.

Vânia Oliveira

Unknown disse...

Olá meu pai declamava poesias de mirtes matias e gostaria de ter aquela que diz"envelheça mas sempre sorrindo é dela se for e alguém tiver pode me enviar?
email lela_moraes@yahoo.com.br

Unknown disse...

BOM DIA QUERIDOS!
AS POESIAS DELA FORAM DIVINAMENTE INSPIRADAS POR DEUS.
MAS ELA JÁ DESCANSOU, ESTÁ NOS BRAÇOS DE DEUS...SEU AMADO PAI!

QUE DEUS INSPIRE MUITAS VIDAS,PARA FAZEREM POESIAS E LEVAR MUITAS ALMAS PRO CÉU!

ABRAÇOS

Unknown disse...

Eu sou membra Primeira Igreja Batista de Imperatriz, e gostaria ter em mãos uma poesia de mirtes matias Se o amanhã não vier, quem tiver por favor me envie pelo meu email.grata.daaazul@hotmail.com

Unknown disse...

Querido irmão gostaria do poema-
a qual maria se econtra com rabone.
fdocarmoandrade@yahoo.com.br

lena disse...

leni solicita
tenho muita vontade ter de volta a poesia "SE O AMANHA NAO VIER" pois declamava ela quando era jovem e esqueci algumas partes, quero recupera-la.

TRATAMENTO PARA DEPENDENTES QUÍMICOS E ALCOOLISTAS-CENTRO DE RESSOCILALIZAÇÃO ESCOLHIDOS PARA VENCER disse...

OLÁ EU ME CHAMO ZENAIDE, GOSTARIA DE ENCONTRAR UMA POESIA QUE EU LI A ALGUNS ANOS ATRÁS, QUE CONTINHA UM DIÁLOGO ENTRE JESUS E SATANÁS NO GETSEMANE...EU ME LEMBRO DE UMA FRASE:...VENCI-TE NAZARENO
SE ENCONTRAR ME ENVIE NO E-MAIL: creveliberdadesemdrogas@gmail.com.

Pri de Luz disse...

Sou escritora e poetisa e acabo de lançar meu primeiro livro de poemas, com 150 poemas cristãos e comemorativos. EM 2013 vou lançar o volume 2 com mais 150 poemas.
Se quiser divulgar meus poemas e meus livros pode seguir meu blog e pegar lá, desde que publique com os devidos créditos ;)

www.prideluz.blogspot.com

estou seguindo seu blog
a partir de agora

Sammis Reachers disse...

Olá amados e amadas, obriado por suas visitas a este blog. Infelizmente possuo apenas dois livros da Myrtes, por isso não tenho como enviar/publicar muitos dos poemas solicitados. Mas assim que for adquirindo novos livros, irei publicando com certeza.

Pri, obrigado pela visita e por seguir. Irei a seu blog sim. Paz!

elizanafenix disse...

OLA PESSOAL, PODEMOS CONTAR TAMBEM COM UM ACERVO DE POESIAS DA MYRTES MATHIAS NO FACEBOOCK, CRIAMOS UMA PÁGINA PARA POSTA-LAS. QUEM DESEJAR PODE PARTICIPAR, CURTINDO E POSTANDO TAMBEM: https://www.facebook.com/MyrtesMathias

ABRAÇO, ELIZANA UMA DAS MODERADORAS.

Elzita disse...

Olá!Todo periodo da chamada SEMANA SANTA declamo o jogral de Grace Noll Croel traduzido por Stella Câmara Dubois como poesia.Faz um tempo que não declamo e esqueci algumas partes.A chuva atingiu minha casa e perdi muitas coisas valiosas como o caso deste jogral que amo!Tem como me enviar pro meu whats sap?Agradeço antecipadamente e que Deus ctn abençoando o trabalho de vcs!!!Um abraço?

Elzita disse...

Gostaria da poesia do beijo.É linda!Fala sibre a traição de Judas,sobre Barrabás.Ja ouvi ha bastante tempo uma irmã declamando não onde congrego e fiquei maravilhada.Se a irmã conseguir pra mim nem sei como agradecer!Deus a abençoe!!!

Elzita disse...

Eu sou da IB.em JOCKEY De Itaparica_V Via Velha, ES.
Preciso urgentemente do jogral de Grace Noll Crowell VOU SUBINDO O CALVÁRIO,. Eu declamo decorada como POESIA em toda a PÁSCOA, mas a chuva de dezembro ano retrasado danificou muitas coisas minhas, e o Jogral foi um deles! Esqueci um pedaço bom e gostaria de tê-la novamente! Me ajude por favor! Meu e mail é zitasiq@gmail.comAguardo ansiosamente! MUITO GRATA!!!!

BELLA disse...

boa noite, hoje procurando a poesia de Myrtes Matias encontrei vocês. Que alegria saber que existem pessoas que a admiram como eu . Tive o prazer de conhece-la ainda criança e ela declamava cada uma mais linda que a outra. tinha uma verdadeira admiração e declamava também suas poesias muitas das vezes sob o seu olhar atento a me observar. uma mulher de pequena estatura mais de um grande coração frequentava a PIBI de Inhaúma a qual éramos membras 1ª Igreja Batista em Inhaúma RJ. Minha mãe trabalhava em sua casa e eu sempre dava um jeitinho de acompanha-la para poder ter acesso aos seus livros. a poesia que mais gostava de ouvi-la declamar a qual me deixava imóvel era A Bicicleta Verde ( ou Azul) minha memória um pouco fraca) mais fiz questão de deixar minha homenagem a esta mulher que tanto admirei em minha infância. Pude presenciar seu casamento com o irmão Antonio e Tbm o nascimento do seu filho. Há como gostaria de encontra-los e saber o que fizeram com o acervo dela. Grata por encontrar voces.

Unknown disse...

Olá Pessoal,

Gostaria de receber a poesia que acho ser de Myrtes, que fala sobre a ressurreição do Mestre e o encontro dEle com Maria. Meu emaisl é dejovi@gmail.com. Fico muito grata.

Nelson Maciel Filho disse...

Tenho dezenas de poesias evangélicas e que abordam outros temas. Como faria para divulgar algumas poesias no blog. No futuro quando tiver condições pretendo lançar um livro com poemas, pensamentos e pequenos contos com personagens bíblicos. Sou membro da primeira IPB de Nova Venécia-Es.

Sammis Reachers disse...

Olá Nelson, paz!

Poemas para avaliação podem ser enviados para meu e-mail: sreachers@gmail.com

Unknown disse...

É do poeta Mário Barreto França morrerei está noite o titulo

Unknown disse...

É do poeta Mário Barreto França morrerei está noite o titulo

Unknown disse...

Os poemas de Myrtes Matias são inspiradores,falam muito ao meu coração.

Unknown disse...

Olá boa acho lindas as poesia de myrtes alguém poderia me envia aquela da bicicleta vermelha acho linda de mais.

Unknown disse...

Acredito que a poesia é onde estão minhas mãozinhas...

Unknown disse...

Tenho essa poesia e declamo também...

Unknown disse...

Eu tenho

Unknown disse...

Bom dia! Encontrou o poema que procuras? Eu tenho, por seu email e eu envio, sou Ruth PIB Ipupiara Ba

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...