quinta-feira, agosto 15, 2019

Dois poemas de Joel Macedo

                                                                                          Susan Krochalk



DAVI CIBERNÉTICO

E aí, Senhor? qual o teu diretório, qual a tua direção?
e a tua versão dos fatos, qual é?
foste tu que permitiste  não há dúvida –
embora não tenhas induzido a aqui ficar.
serei culpado? galardoado?
indiciado fui num processo de perseguição.
fraquezas, miudezas, sentimentos infantis - tudo contra.
aterrado por uma insolvência atroz, não tenho outro olhar senão para ti.
tua voz me é preciosa corno um abraço apertado nesta hora.
pouco ou nada sei. Nem porque resisto, sei
mas persigo a lei de te louvar
pelo sufoco, nervosismo, vergonha e abismo venho te dar graças
por tudo que irei aprender do agora.
não há opróbrio dos homens, nada importa
se sou pobre e desvalido, tenho a ti que me conforta.
Pai, ó Pai... mostra-me tão somente a tua vontade nesta hora.


ROMPENDO AURORA

Ó, minha alma
levanta-te da prostração,
da inércia, da preguiça
e caminha!
acerta o passo com a vitória
que Cristo te dá.
Renuncia aos pântanos, aos alagados e se entrega aos rios
do bom ânimo
aos igarapés da esperança
pois nada menos que o céu está reservado para ti
bastando a ti, caminhar!

Aceita as provas do dia
os combates da noite
e pela oração, afugenta os opressores
pela Palavra, repreende os invasores.
Sê sábia na luta, ó alma
não te acomodes, não recues
o alvo de Deus é tornar-te plena,
realizada, corajosa, serena
identificada com tua natureza celeste
equilibrada em tua atração terrestre.
Uma alma fiel, leve, ativa
ama alma-espírito, amante, combativa
para que entre ti e o teu Criador
haja um vínculo indestrutível
e criativa, então, tu te tornes
a serviço do maior ofício
que é a instalação da Luz nesta terra.
Serás co-autora da aurora
ecoarão sonoros os teus tambores
afinados serão teus instrumentos de cordas
e te ouvirão os retardatários
salvando-se, então, da ira.
Há um assento para ti nas doces Bodas
basta que despertes agora
e participes da preparação solene.
Não desfaleças, é grande a tua tarefa
vigia contra o ardil das trevas
porque é luminoso como nunca ouve - e te espera
o dia de mil anos
quando o céu reinará na terra.


Do livro Lições da Fornalha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...