sábado, agosto 17, 2024

Três poemas de Rafaela Speckhann

 


POEMA AOS 35

 

Habitaria

se pudesse,

no monte da transfiguração.

Moraria entre os utópicos:

Crusoé como vizinho de lado,

Platão no andar de cima.

Escolheria ir embora, eu confesso.

Tenho pressa em ser perfeita,

angústia em ser para sempre.

De uma vez por todas,

boa,

eterna

e feliz.

Mas não posso.

Ainda não, pelo menos.

Emanuel não me deixa.

Enquanto não,

eu fico e amo e sirvo,

com aquela boa e velha

espiritualidade de carne e osso,

de fome e cozinha,

e emprego e salário,

e santa rotina.

Obedeço

e permaneço

e encarno todos os dias

nessa minha vida

tão ordinária.

E tem dias que choro,

é verdade,

mas ainda assim,

persevero

e danço

enquanto caminho

rumo a quem eu hei de ser.

 

 

 

POEMA AOS 36

 

VIRTUOSA.

 

Sagrado encarnado,

entronizado

na seda,

ou no meu cesto de roupas sujas.

 

Tiro o salto

e as sandálias

para dançar e celebrar

a liberdade da intimidade,

pois a sarça ardente já faz muito queimou

e aceitou o sacrifício da cruz.

 

Nesse altar

do ordinário consagrado,

eu entro na presença,

na proximidade

dos pés

e da Palavra,

que me purifica

e me capacita a partir para amar.

 

De joelhos para a oração,

ou limpando o chão

onde passam meus filhos

ou a multidão,

eu adoro o meu Deus

e sirvo,

sem lamúrias ou idolatrias.

 

Enfim, torno-me eu,

virtuosamente eu.

Uma Marta-Maria,

mulher cheia de graça.

Preciosa menina,

mulher redimida,

curada,

santificada

e amada do Pai.

 

 

 

MUDA, MUNDO!

 

Quem se muda,
muda.

Muda de móveis
e de mapas,
de morros,
de montanhas,
e de mares e marés,
Muda de mel e de melado,
de molho,
e de macarrão,
de macaron,
e até
de mosquitos e minhocas.

Às vezes,
quem se muda
muda de mulher
e de marido.
(que triste!)
Uns mudam menos,
outros mais,
só que ninguém muda de mãe
e nem de irmão.

Mas mesmo assim,
acaba mudando
de músicas e de manias,
de máximas e de motes,
de medos e de monstros,
de mágoas e melancolias
e de amores,
e de amigos,
de monges,
de mestres
e mentores.

Quem se muda,
muda,
e muda muito.
Mas que bom
que quem se muda
aos modos de Deus,
muda,
mas muda o mundo também.


 Instagram da autora: https://www.instagram.com/rafaela_speckhann/


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...