segunda-feira, janeiro 13, 2025

POESIA EM 1.000 CITAÇÕES, uma antologia que você vai querer em sua estante

 

Além de poeta, esse mal menor, tenho, há quase duas décadas, sido editor de poesia. Ao longo do tempo, vez por outra fui indagado por curiosos e também poetas, sejam iniciados, iniciantes e outros que, poetas em potência, sequer deram o primeiro verso, mas, temerosos, soltavam questionamentos em busca de rumos e indicações que lhes permitissem o ingresso nessa Pasárgada Total que é a Poesia:

O que é a poesia? O poema? E o poeta?

Um dos motes para a realização desta antologia de citações é este: Ofertar, num golpe único, algumas das melhores definições e reflexões sobre o que é a poesia e o poema, o poeta e o fazer poético. Assim poetas, o almirantado, mas também marujos vários – críticos, filósofos, santos e bundalelês – aqui estão vaticinando suas assertivas, algumas delas realmente extraordinárias, é preciso dizer. E ainda descemos aos últimos porões do léxico: São 17 os dicionários consultados pelo verbete poesia.

Esta obra, única em seu teor e volume em nossa língua, é na verdade uma edição revista e bastante ampliada (duplicada!) do e-book gratuito Poesia em 500 Citações, que publiquei em 2018.

Após trinta antologias poéticas de maior ou menor calado, chegamos a uma (meta)antologia em prosa sobre a poesia em si, em dó, em lá de bem dalém do Bojador...

Gosto de definições, e vez que vez redigo lá as minhas. Uma das diletas assevera: O livro é um barco que te ensina a nadar.

Não sei ou não tenho coragem de dizer que se possa suscitar assim um poeta ex nihilo; no entanto, espero que esta obra, qual barco pedagogo, possa, lançando-os ao mar, despertar poetas em potência, assim como alimentar o ativo, em versos e vivências, para um olhar ainda mais acurado sobre o esplendor de todas as coisas, esplendor de cujo jogo de presença/ausência a poesia é espelho e refém.

Bem-vindo a bordo da nau incendiada, marujo. Queime seus pés no tombadilho ardente, produza ar quente para insu-flar o que restam das velas e o que você tenha de asas. E que você encontre, ao tombar o horizonte, aquilo que busca.

Disponível em formato impresso na Uiclap, AQUI.

Disponível em formato e-book na Amazon, AQUI.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...