quinta-feira, fevereiro 04, 2010

Três poemas de Téo Bernardes



Meu Bem

Incapaz de explicar
Com a paz de quem vence
Tranquilo por estar
E ser rapaz que pertence
Ao Teu abraço
No qual me refaço

E se passo por onde passou Teu passo
Sou pássaro – tudo voo e nada faço
Tudo sofro e sou de aço
Tudo deixo e nada é laço
Às vezes louco, mas nunca devasso
Calçando as botas do amanhã
Já que o passado em cada presente ultrapasso

Mas as rotas não trago nem traço
E nesta paz tão sã
Renasço,
Simples rabisco – com o Teu traço...

Tu és meu bem
E ninguém
Nem nada além
Eu caço



Teu abraço

"Jesus, tomando as crianças em seus braços, pôs as mãos sobre elas e as abençoou" (Mc 10.16).

É uma daquelas noites
Em que o Teu abraço
Seria chuva de verão sobre o futuro
Seria o melhor compasso
Para a canção que procuro
Seria um suave passo, talvez um cacho
De carinhos ditos em murmúrio

É uma daquelas noites
Em que o Teu abraço
Seria cores vivas a brilhar no escuro
Seria um bom pedaço
De pássaro a cantar no muro
Seria algo de aço
Neste frágil velho prematuro

Para falar a verdade, eu Te amo.

Eu Te amo com o amor
Das menores crianças
E com a fé dos marinheiros
E com o ciúme dos antigos amigos
E com a gratidão dos saciados
E com a força dos sobreviventes
E com o orgulho dos emigrantes
E com a humildade dos perdoados
E com a ousadia dos condenados
E com a inocência dos ingênuos
E com a confiança de uma avó
E com a saudade dos solitários!

E com a alegria de quem amor não merece
Hei de amar-Te,
Ó verdadeiro Deus que me abraça!



Aproveitando!

Aproveitando a oportunidade de estar vivo
Quero segredar-Te gratamente um sorriso
E esconder-me brincando para que me descubras
E dar-Te uma piscada em meio à multidão
E fazer-Te perceber que o suspiro é de amor
E escrever na areia o que mar nenhum apaga
E contar aos outros da importância do Teu olhar

Aproveitando a oportunidade de estar vivo
Quero pensar em Ti nas madrugadas mais normais
E fazer da paz que me deste perfume que Te agrade
E me divertir muito com a inteligência que tens
E levar também as coisas boas pro lado pessoal
E permitir que jogues fora o que é de esquecer
E procurar nada fazer quando me abraças
E sorrir bastante sempre que me lanças ao alto
E ser ensinado na Tua escola de perseverança
E admirar o quanto totalmente me conheces
E chorar de alegria pela alegria de ser Teu

Aproveitar a oportunidade de ter recebido Tua vida
E não resistir, se a fé reclamar de saudades...
Elevar e levar minha cruz após Tuas pegadas
E tecer uma canção que Te seja beijo intenso,
E Te entregar a minha realidade e o meu sonho
Para que Tu mudes a minha realidade em sonho
E para que o Teu sonho quanto a mim Tu mesmo realizes!

Visite o blog do autor: http://blogdosperegrinos.blogspot.com

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...