terça-feira, janeiro 10, 2012

Dois poemas de Jorge Fernandes Isah




DEVO-TE A TI


Se agora o sorriso é jubiloso
e não mais os dentes renhidos,
devo-o a ti.
Se o vento refresca-me a alma
e não ouço mais os trovões,
devo-o a ti.
Se as mãos unem-se em harmonia
e trabalham juntas na mesma vontade
exercitando a justiça
e não a jabear nervosas
mas entrelaçadas na verdade.
Se o coração expurgou
e o sangue não está a ferver em vícios.
E aquele momento se eternizou
e não mais o esquecimento resistirá.
Se hoje não estou mais morto
como era outrora.
Se sou, sou em ti,
como nunca fui antes
mas devo-te
porque em ti vivo
movo e existo.
Sem ti,
o que seria de mim?
Não me lembres daqueles dias
nos quais desfalecia como moribundo
agora sou teu
e nada me fará voltar ao vômito
de onde fui tirado
lavado e vestido em roupas brancas
a olhar-te, frente a frente
assim como sempre
olhou para mim.
Se sou, és porque
tu sempre foi e
jamais poderia não ser
o eu sou.
E devo-o a ti.






APENAS UMA VEZ


O destino não selado,
na dúvida por um instante,
eram duas tentativas correlatas
de se escrever a história
ao passar daquilo que aconteceu.


No prognóstico impreciso
aspectos reais não são o mesmo que delírio.


Toda condenação é um ato de pureza
onde o perdão não pode ser tocado
nem motivos reivindicados,
a se salvar por coincidência
ou a trôco de nada.


Cedo ou tarde a autoridade triunfa
pelo único nome a atravessar as épocas
antes do tempo e da fundação do mundo
na ordem por muitos ignorada
mas sustentada na palavra.


Determinou a origem e o fim
como estrada aberta em mata virgem
tão longa que falta fôlego imaginar,
homens perdidos, unidos na fé,
uma vez, como a dada aos santos.


Mas do que se passou não há lembrança
nem suspeita
quando no livro aberto
nenhuma ausência for sentida.


A necessidade de reparar
não precipitou o desfecho,
ainda que sempre estivesse escrito.

Visite os blogs do autor:
http://poesiaskalamos.blogspot.com/
http://kalamo.blogspot.com/
http://eliotkalamos.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...