quarta-feira, setembro 05, 2012

Três poemas de Darci Corval


SOLIDARIEDADE

Se estou nu, tu me vestes?
Se com fome, me sacias?
Se com sede, me dessedentas?
Se enfermo, me socorres?
Se em prisão, me visitas?

Se assim ages, tu me amas;
Se me amas, a Lei cumpres;
Se a Lei cumpres, fazes bem.

Amar ao próximo e a Deus
É o maior dos mandamentos:
Foi Jesus quem ensinou...

Ele mesmo é quem promete
Dar posse do Reino aos justos:
Àqueles que, nesta vida,
Aos pequeninos socorrem,
Não lhes deixando faltar
Pão, carinho e amor!

AINDA HÁ TEMPO

Se ao longo de tua vida
jamais separaste tempo
para agradecer as bênçãos recebidas,
aproveita agora esta oportunidade
e a Deus eleva uma prece.

Pede-Lhe que perdoe a tua ingratidão
e, com quebrantado coração,
humilha-te diante do Eterno.

Sentirás, com certeza,
a inundar-te o ser,
a paz de Cristo,
que só podem ter
os que O buscam
de todo o coração.

Experimenta agora, enquanto há tempo!
não sabes se terás a mesma sorte
de poderes resgatar, antes da morte,
esta dívida que tens com o Senhor.
Portanto, não mais esperes;
sê grato a Deus!


UM LUGAR PARA O REI

Não era uma noite qualquer.
Um sentimento diferente
Aquecia os corações dos habitantes de Belém.
Seria a movimentação dos peregrinos
Que à cidade chegavam para o alistamento?
Talvez!...
O reencontro com amigos;
A procura de abrigos...
Tudo parecia irreal.

A pequena Belém, de repente,
Se viu multipovoada.

Não era, apenas, o ir-e-vir
Em busca de hospedagem.
Havia um clima de suspense,
Como se algo extraordinário
Viesse a acontecer.

E, em meio a essa expectação,
Quando já todos dormiam,
Um choro de bebê,
Ouvido, apenas, por seus pais
E animais que, com eles,
Dividiam a estrebaria!...

O irreal aconteceu;
Tornou-se realidade.
Um Rei nasceu;
E seu berço...
A tosca manjedoura!

Um rei na estrebaria?!

Sim. Dormindo, calmamente,
Naquela manjedoura.

Será que estou sonhando?
Não é possível!...
Tivemos todos nós o mesmo sonho?
Os anjos anunciaram e cantaram!
Então, vamos conferir!


Chegaram os pastores
E encontraram o Deus-menino-
O Emanuel- como os anjos descreveram:
-Envolto em panos,
Tendo, por berço,
A manjedoura.

Não havia lugar,
Outro lugar mais digno
Para O acolher?
Um Rei, o Rei dos reis aqui?!
..............................................

Ainda hoje
Ele procura lugar para Se abrigar
E não encontra.
Você se indigna com tal situação?

Então, deixe-O entrar
E definitivamente morar
No palácio real,
Que é o seu coração.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...