terça-feira, janeiro 16, 2018

Quatro poemas de Jesiel Carlos Ferreira


O ateu e Deus

Diz o ateu no seu coração:
- Não há Deus

Diz Deus no seu trono:
- Eu criei o ateu

O ateu diz:
- É tudo obra do acaso

Deus diz:
- Eu fiz a alva e o ocaso

O ateu diz:
- Cadê Deus?!

Deus diz:
-eu sempre estive aqui

O ateu diz:
- Eu conquistei tudo sozinho

Deus diz:
- Eu abri o caminho

O ateu diz:
- Eu sou o sujeito

Deus diz:
- Você é o predicado

Diz o ateu:
- Jesus era apenas um revolucionador

Deus diz:
- Eu sou o seu Salvador,
Se você acreditar!!



Minha Bússola, Meu Sextante

Tu és o meu guia, a minha direção
Não sei dar um passo sem ti
Sozinho sou um bêbado errante
Ébrio na rua vacilante,
Tentando voltar para o lar.
Porém contigo, é tudo mais seguro
Nos dirigindo no mastro aí em cima
Nos livrando das marés e das procelas
És o meu sextante em meio ao mar
És a minha bússola na perdidão da floresta
Minha estrela alva na amplidão do deserto
És o Pastor de Israel
Que pega a ovelhinha
Com medo no colo
E leva para dentro
Dos portais eternos.



Um túmulo para Leônidas

Dois homens
Dois valentes
Dois varões de guerra
Dois líderes
Com os quais
Seus 300.
Duas faces
Dois nomes
Leônidas e Gideão
Cada qual - uma missão -
Lutar contra uma multidão...
... Um número sem igual
Um com esperança na sua própria mão
O outro num Deus de salvação
Lugares e tempos diferentes
Mas semelhantes em uma luta desigual.
Palcos:
Grécia:
... Caminho das Termópilas.
Israel:
... Vale de Jezreel
Possíveis cemitérios
De um embate
De uma ilha contra o mar
De uma agulha contra o palheiro
Da lua contra o céu
Do maior opondo-se contra o menor;
Moral das histórias:
Em Termópilas:
... Jazigo de um ponto de resistência.
Em Jezreel:
... Onde Deus deu a vitória para seu povo.



ESCALA RICHTER DA VIDA

Se olharmos bem a nossa vida
É um sobe-e-desce nas emoções.
Os amontoados dos dias (como uma escala gráfica)
Correm por uma linha.
Longe de ser retilínea,
Mas cheia de irregularidades
E oscilações.

Como um hesitante eletrocardiograma
Monitorando um atacado coração;

Ou como um sismógrafo,
Com a caneta vacilante
Em cima da escala Richter
Sentindo um abalo na imediação;

Ou um médico com sua letra trêmula
Prescrevendo no receituário de papel;

Ou até mesmo um raio riscando o céu;

Assim é a nossa vida como num parque de diversão
Para cima e para baixo:
Longe de girar num infantil carrossel,
Mas dentro de um carrinho
Na perigosa montanha russa.
Dentro dos dias,
E eles nos vão carregando para o fim
Alguns dias são de vitórias outros de derrotas
Outros de alegria e outros de tristezas
O sobe-e-desce vai dando os sabores
Deixando marcas e cicatrizes:
E o importante é não largar a fé,
Vencer às turbulências
Para que no final se pegue o troféu.


Um comentário:

Jesiel disse...

Que Deus o abençoe ricamente, Sammis. Por este trabalho lindo no blog (e também nos outros) da divulgação do evangelho do Senhor Jesus, através da cultura e da arte.
Muito obrigado por usar da sabedoria e inteligência que Deus te deu e repartir este vasto material conosco. E também por emprestar do teu espaço para divulgar escritores renomados e outros desconhecidos. Como um garimpeiro procurando sempre por uma joia preciosa. Muito obrigado, irmão. Valeu!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...