segunda-feira, outubro 28, 2019

A LUTA PELA LITERATURA EVANGÉLICA


O blog Poesia Evangélica completará em novembro 13 anos de atividade. Ao longo desse tempo, tivemos o prazer de publicar mais de 470 autores. Isso mesmo, quatrocentos e setenta, pode contar (e conhecê-los) aí na barra lateral do blog. Com pequeno esforço, é possível imaginar o tempo gasto em pesquisas, contatos, aquisição de publicações - enfim e principalmente: o tempo gasto em trabalho por esta nobre causa. Isso foi e é feito com muito prazer; ao nos convertermos, grande foi nosso espanto ao percebermos a quase inexistência de um movimento pela/para a poesia evangélica; no mundo secular estávamos envolvidos num circuito de poetas que possuía centenas de publicações periódicas, jornais, revistas, fanzines, informativos, e ainda eventos, encontros, academias de Letras - tudo isso indo do mais gabaritado profissionalismo ao mais tosco amadorismo - mas, perceba, HAVIA um movimento, VIVO, PUJANTE. Já na nossa seara, tudo que percebíamos eram vozes solitárias, pois o momento maior de movimentação desta área entre nós já havia passado, com a morte de poetas tradicionais como Mário Barreto França e Myrthes Matias, o fim das divulgações promovidas por Joanyr de Oliveira e o próprio decréscimo do gosto pela poesia que estava e ainda está em curso em nossa cultura. Assim, nos lançamos imediatamente ao trabalho. Hoje, além do já publicado nos blogs, são já mais de 12 antologias poéticas variadas abarcando o trabalho de autores cristãos/evangélicos, e algo em torno de 18 livros poéticos individuais, de autores diversos, que editamos ou nos quais de alguma forma colaboramos, e publicamos graciosamente.
Se há algo que lamentamos, é que outros mobilizadores não tenham surgido com maior força ao longo deste tempo. Publicações, grupos e eventos poderiam ter sido criados - E AINDA PODEM. Eu gostaria de ter forças, ou outros oito corpos, para desdobrar-me e tentar fazer mais; mas, "se não se pode fazer o ideal, faça o possível", é um lema que sempre prezei e vivi. Se você tem ideias neste sentido, desengavete-as e ponha em prática! Dê um pouco de suor pela causa da literatura evangélica, que é sempre a causa de Deus. No que eu puder lhe ajudar e somar contigo, estou aqui.
Com o passar do tempo, notamos que uma outra área da literatura evangélica jazia às moscas: a literatura ficcional, notadamente a contística. Eram poucos os contistas entre nós, pouca a divulgação de textos, e menor ainda o incentivo a que novos autores desbravassem tal seara. Assim, buscamos entabular alguns esforços no sentido de promover o gênero conto entre nós. A primeira delas foi a criação da revista Amplitude, que cognominamos Revista Cristã de Literatura e Artes, abarcando grande gama de assuntos e gêneros, mas cujo foco principal sempre foi a publicação de contos. Foram três edições, 20 contistas protestantes de Brasil e Portugal contemplados. Tomamos sobre nós ainda a responsabilidade de editar e divulgar e-books de bons autores na área. Assim surgiram os livros Como Quem Ia Para Longe, do lusitano J. T. Parreira; Contos Reunidos, do pastor Joed Venturini, e mais recentemente Histórias Que Não Se Esquecem, do também pastor Wagner Antonio de Araújo. Literatura de primeira linha, divertida, instrutiva e edificante, graciosamente disponibilizada para o público brasileiro e lusófono. 
Este pequeno balanço é ainda para agradecer a todos os que, de há muito ou pouco tempo, têm acompanhado, interagido e usufruído de nosso humilde trabalho. Recebam nosso muito obrigado. Esperamos poder continuar a servir e publicar sempre boa e edificante literatura. Junte-se a nós e melhor: junte-se ao esforço pelas nossas letras. Divulgue, crie canais, prestigie os autores; adquira livros, compartilhe os e-books nossos e de outros autores. E escreva, acredite em você, busque a excelência. Vamos juntos!

Abaixo, confira e baixe as publicações citadas, no tocante ao gênero conto.

Contos Reunidos - Joed Venturini - Se o escritor colombiano Vargas Vila diz que "um escritor não revela nada em seus livros se não se revela a si mesmo”, é certo que deste mal não padece o médico, pastor, missionário e escritor Joed Venturini: em seus contos, ambientados em três continentes, o autor revela toda a sua mundivivência e dá notícia de sua grande humanidade.
      A força do ótimo narrador em Joed mostra-se no amalgama entre o singular e o prosaico, no uso desassombrado do tom coloquial e na profusão de histórias e estórias bem urdidas, que transitam do mistério ao humor, do drama ao tragicômico, em relatos sempre com base em alguma lição/passagem bíblica. Outra peculiaridade desta seleta é que aqui contos bíblicos (que utilizam personagens bíblicas como protagonistas) somam-se a outros ambientados em Portugal, Brasil e Guiné Bissau, formando um pitoresco passeio pela lusofonia, redigidos por quem a viveu e vive na pele – algo ao alcance de muito poucos autores.
      Assim, este e-book surge com a proposta de reunir numa única plataforma os ótimos contos já publicados pelo autor, que encontravam-se disseminados em seus blogs. Como promotores da boa literatura evangélica e sabedores da carência de bons títulos ficcionais em nossa seara, é com grande prazer que apresentamos este livro aos leitores.
Para baixar o e-book pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.


Como quem ia para longe - Contos - Este Como quem ia para longe é um livro sobre a Bíblia. Ou, fundamentalmente, sobre seus atores. Sob a pena do poeta, aqui as personagens bíblicas saltam para diante do leitor, vívidas – ganham em tessitura, têm como que expandida sua humanidade. A força da descrição faz a elas irmanarmo-nos de imediato. Caminhamos curiosos junto aos três que avançam para Emaús, no conto que dá nome ao livro. Em O poeta do Salmo exilado, onde o autor revisita um tema caro à sua literatura, o Salmo 137, sentamo-nos ao lado do exilado poeta-ancião que cisma, e suas dores, a existencial e a criativa, são nossas dores. Somos ora o irmão do pródigo filho, ora o cego Bartimeu - ou Pedro debatendo-se em suas contradições; revisitamos o angustioso Judas, de quem o autor, como Giovanni Papini em seu clássico Testemunhas da Paixão, decompõe os passos sombrios.
      Ao longo dos dezenove contos que compõem o livro, o dito e o não dito interpenetram-se, como é de praxe na grande literatura. A eficácia da expressão concisa, do hábil buril que extrai o máximo da palavra, e que o poeta alcança em sua produção poética, temos aqui fidedignamente reproduzida em prosa: contos curtos, que sustentam com segurança e maestria a tensão narrativa, envolvendo o leitor em seu jogo de construção/desconstrução das personagens bíblicas.
      Um pequeno volume de formidável literatura, tão superior a muito do que se vê hoje sendo comercializado nas livrarias, e aqui graciosamente ofertado pelo autor, neste e-book gratuito. Livro que já nasce imprescindível, dentro da infelizmente paupérrima seara da ficção evangélica, em seu gênero conto.
Para baixar pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.





Estórias que não se esquecem - Contos - Wagner Antonio de Araújo - A literatura de ficção levada a cabo por cristãos nacionais possui excelentes cultores, mas é pouquíssimo divulgada e conhecida; notadamente, aquela produzida pelos praticantes do relato de concisão e precisão que é o conto. Assim, o surgimento de um livro como este, reunindo grande parte da produção de um autor gabaritado, é motivo de celebração.
A pena do pastor Wagner Antonio de Araújo é abençoada como a botija da viúva: de sua lucidez brotam textos em quantidade e qualidade ímpares para combustível (de almas e lâmpadas) dos leitores que têm a felicidade de travar com eles contato.
Aqui o conto, o relato real, a crônica e o texto devocional entrelaçam-se compondo um estilo rico e característico do autor. Contos com a reverberação do ensino ético, no que ecoam o melhor da contística universal; muitos deles, como referido, deambulando na sutil e criativa fronteira entre conto e crônica. Histórias reais de anos de vivência e pastoreio de diversas igrejas são aqui filtradas e remixadas para gerar uma agradável e pungente literatura.
Desassombradamente asseveramos que o leitor deste volume sairá dele (sempre) maior; maior em entendimento dos processos dos homens e das coisas de Deus. Maior em empatia com seu próximo e comunhão com Aquele de onde todo o bem emana. E isso sem descuidar do entretenimento, causa maior talvez da faina ficcional humana; pois aqueles momentos de relaxamento e alumbramento, advindos do simples prazer da leitura, estão garantidos, do primeiro ao último relato.
PARA BAIXAR O LIVRO PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.


AMPLITUDE N°. 3
PARA BAIXAR A REVISTA PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.




AMPLITUDE N°. 2
Para baixar a revista pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.




AMPLITUDE N°. 1
Para baixar a revista pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...