quinta-feira, setembro 09, 2021

Jesus, meu amado!, poema de Maria Leonardo

 


Jesus, meu amado!

 

Jesus, meu amado!

Que saudades, meu amado Jesus!

 

O Senhor partiu, e vazio ficou nosso coração.

No Getsêmani, estávamos nos sentindo pesados,

Não conseguimos orar contigo,

Estávamos exaustos.

Sozinho e mudo, o Senhor seguiu para o matadouro.

Apenas ouvimos os urros da multidão: Crucifica-o, crucifica-o!

Fostes entregue nas mãos dos pecadores.

 

O luto e as lágrimas Te seguiram ao Gólgota.

Ao longe chorávamos: Condenado tal qual assassino, morto e crucificado.

Deus meu, Ele se foi! À distância vimos seu último suspiro,

"Está consumado!" O Senhor entregou Teu espírito ao Pai.

E agora, meu Deus?

Adeus a você que tanto amamos...

 

Vim de Arimateia, estava aguardando a manifestação do reino de Deus

... mas tenho para Ti uma sepultura nova e linhos finos.

Oh não! o funeral nos parte a alma!

Foi lá que colocaram o Teu corpo. Mestre! Mestre!

Ainda bem que Maria Te ungiu antecipadamente naquele dia,

Derramando-Te perfumes,

Lavando-Te os pés e secando-os com os seus cabelos.

Rica, foi ela quem interpretou a Tua hora,

Fez o que tinha mais vontade e Te ungiu antecipadamente.

Quanto a nós, até para a sepultura Te seguimos de longe.

Estamos cobertos de medo.

 

Bom dia, Jesus! É domingo de manhã.

Trouxe aromas e até flores para enfeitar Tua sepultura.

Os outros estão escondidos... o Senhor, a nossa Flor, murchou,

Eles murcharam também.

"Ele não está mais aqui, já ressuscitou.

Por que buscais aquele que vive, entre os mortos?"

 

Extensa caminhada até Emaús...

É, vistes só o que fizeram com Jesus?

E... esperávamos que ele fosse aquele quem iria redimir Israel,

E morto está já por três dias.

Que saudades!

Agora somos onze, resta-nos as lembranças,

O pensar em alguém que só nos ensinou o bem.

Aquele Judas, traidor, entregou-o através de um beijo.

Cínico, traidor, "seu Judas" " tirou aquele a quem tanto amamos.

Judas safado!

 

Aleluias! Ele ressuscitou! Saiu da morte e tem se manifestado a nós.

Ele bem disse que ressuscitaria ao terceiro dia, mas não ficamos esperando.

Ele está vivo! Tomé viu os sinais dos cravos para crer,

Ele comeu conosco, Ele se pôs no nosso meio.

Ele rompeu as cadeias da morte! Ressuscitou! Ressuscitou!

 

Adeus, até em breve, Jesus. Um beijo.

Tchau, tchau... assim Ele ia se retirando de nós,

Sendo elevado aos céus,

E ficamos olhando para cima

Até em breve, Jesus, até logo; um beijo.

Te amo... E assim Ele desapareceu nas nuvens.

 

Então a nossa boca se encheu de riso.

Ele disse: "Estou para sempre convosco", estou dentro de vocês.

Este é o mistério do Reino. Agora o reino de Deus está dentro de nós.

Eles aguardavam a manifestação do reino.

Meu Jesus, Tu és o Rei, o reino de Deus está dentro de mim!

 

Jesus, minha alma sente 2.000 anos de saudades...

Vistes como o mundo está neste ano de 2000?

Tua noiva tem saudades...

Aguardo Tua volta,

Vem logo, Jesus!

Agora será bem diferente...

2.000 anos atrás, descestes ao escuro do ventre, nascestes na manjedoura,

Viestes para os que eram seus, porém não Te perceberam.

 

Agora, o Senhor retornará em glória, e todo olho O verá,

Quando o Senhor ressuscitou, era um só. Podem ter até ignorado isto.

Mas o grão de trigo caiu na terra, morreu, produziu muitos frutos.

Agora é ressurreição em massa,

Cujo número é de milhões e milhares de milhares.

Desaparecimento em massa!

Nós, os vivos, trocaremos de corpo para nos encontrarmos contigo nos ares.

Meu Jesus, outra vez na plenitude dos tempos, nos encontraremos novamente.

Ora vem, Senhor Jesus!

 

Jesus, olha lá embaixo,

Lá estão eles à nossa procura,

Agora, o adeus é de cima para baixo, é um adeus em massa,

Adeus, mundo, adeus mundão velho!

Toma, pega aí minha última peça de roupa,

Não serve mais no meu novo corpo glorificado.

Fica com meus sapatos.

De ti, mundão, lembranças nunca mais.

Lá estão a basílica em Roma, a Meca, meus sapatos vão cair bem em cima.

 

Lá está a terra se ausentando de nossos olhos,

Agora somos nós que estamos subindo contigo aos ares.

"Este mesmo Jesus que vês subir aos céus,

voltará outra vez do modo como o vistes subir".

 

Nossa tarefa missionária se cumpriu,

O Evangelho do reino foi pregado a todos os povos.

Amado, agora estaremos para sempre contigo!

 

No livro Etnoteologia e Antropologia Cultural: Perspectiva Missiológica (Coluna Editorial).


Um comentário:

Touché disse...

Esse é o mistério do Reino.Agora o Reino está dentro de nós.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...