sábado, julho 16, 2011

Dois poemas de cordel de João Batista M. Nascimento


O PRECIOSO SANGUE
No interior de Bragança
No estado do Pará
Houve um fato interessante
E eu quero lhe contar
É testemunho de crente
Espero que vá gostar
Mais se você é de Deus
Veja o que aconteceu
Testemunhe para os seus
E pare pra pensar

Perto de uma fazenda
Em uma vila formada
Morava uma irmã
Daquelas bem avivada
Que em sua igrejinha
De sapê e de cavaco
Cria que Jesus Cristo
Estava sempre ao seu lado
E que podia ajuda-La
Caso ele fosse chamado

A irmã lavava roupa
Para os donos da fazenda
De vez em quando levava
A eles a encomenda
Na fazenda eles tinham
Cachorros grandes valentes
Presos durante o dia
Para não ver muita gente
Afim de mantelos ferozes
Pra proteger a fazenda

Certo dia a irmãzinha
Em uma tarde ensolarada
Com a trouxa na cabeça
Foi cumprir sua jornada
O portão tava aberto
A irmãzinha entrou
Os cachorros soltaram-se
Ninguém viu ninguém falou
Avançaram em grande fúria
E a irmãzinha gritou

Jesus Cristo meu senhor!
Cobre-me com o teu sangue
Por teu bendito amor
E os cachorros frearam
E olharam com temor
E a dona da fazenda
Logo se despertou
Quando saiu no terreiro
Ao olhar para a irmã
Gritou, caiu, desmaiou

E seus filhos lhe juntaram
Bem no meio do terreiro
E os cachorros prenderam
Mais vendo a mãe desmaiada
Ficaram em desespero
Mais logo ela voltou
Ao seu estado normal
E gritou para os seus filhos
Levem a lavandeira
Urgente pro hospital

Seus filhos disseram, não!
Ela esta sã e contente
Dando gloria a Jesus
Por sua vida de crente
A fazendeira insistiu
Mais eu vi ela ferida
Esta toda ensangüentada
Pode até perde a vida
Logo veio lhe acalmar
Sua lavandeira querida

A fazendeira abraçou lhe
Falando assim, não se zangue
Mais eu vi você coberta
De cima a baixo com sangue
E a irmãzinha falou
O sangue que você viu
É o sangue precioso
De Jesus o salvador
Que foi vertido na cruz
Pra salvar o pecador 

Este sangue meus amigos
Que a fazendeira enxergou
Já protegeu muita gente
Neste mundo de horror
Protegeu israelitas
Do anjo destruidor
Que trouxe morte aos Egípcios
E ao faraó sem amor
Que resistiu a Moisés
Enviado do Senhor

Este sangue protegeu
Simbolizado em cordão
A prostituta Raabe
Seus pais e seus irmãos
Quando a velha Jericó
Foi destruída sem dó
Pelo Deus da provisão
Protege eu e você
Basta somente crer
Que Jesus é a solução
FIM



O MISSIONÁRIO E O FAMOSO

Quero com muita calma
Com alegria na alma
Chamar sua atenção
Pra meditar nestes versos
Que por sinal e por certo
Vai te ajudar no deserto
Da caminhada cristã
Que te leva à cidade
Que por certo tens saudade
E se chama Canaã

Um missionário dos muitos
Que o Brasil já formou
A um país mui distante
O Senhor Jesus mandou
Fez um trabalho bonito
Muita alma ganhou
Fez um templo grandioso
Obreiros ali formou
Mais até que veio o dia
E o missionário voltou

Despediu-se dos irmãos
Daquela comunidade
Deixou todos com saudade
Pois era seu pai na fé
Pegou filhos e mulher
E entrou no avião
Pesava-lhe o coração
Ter que deixar seus irmãos
Num país que não sabia
Se voltaria, ou não

No transcorrer da viagem
Em um avião luxuoso
Percebeu que viajava
Com um artista famoso
E ao chegar ao Brasil
Das alturas ele viu
Um movimento anormal
O povo se aglomerava
Pra receber em sua casa
O artista internacional

O missionário então
Desembarcou do avião
Vendo a multidão
Que nem olhavam pra si
E conversou com Jesus
Senhor ouve minha oração
Passei dez anos na índia
E volto ao meu torrão
Ninguém ta me esperando
De mim ninguém faz questão

E esse moço que vejo
Levando abraços e beijos
Levado em um cortejo
Não esta em sua terra
E o povo aqui faz guerra
Pra dele se aproximar
De muitos é protegido
É aclamado como herói
Parece que muitas coisas
Nesse país fez por nós

Jesus então respondeu
Falou no coração seu
Filho não te ilude
Com o que os teus olhos vêem
Esse mundo esta pátria
Não pertence a você
És um cidadão do céu
Creia nisso, bom rapaz
Moraras eternamente
Nas mansões celestiais

Nas mansões celestiais
Meus leitores eu sustento
A fama não é passageira
É eterna e cem por cento
Não há morte não há lágrimas
Não há dor Nem sofrimento
A Bíblia assim afirma
Lá não existe lamento
De todas estas amarguras
O cristão está isento
Fim



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...