segunda-feira, dezembro 24, 2012

Dois poemas de Natal do Pastor José Britto Barros



SE EU PUDESSE FAZER O NATAL...


O VERBO SE FEZ CARNE, E HABITOU ENTRE NÓS,

E VIMOS A SUA GLÓRIA, COMO A GLÓRIA DO

UNIGÊNITO DO PAI, CHEIO DE GRAÇA  

E DE VERDADE. (João 1.14) 



Ah! Se eu pudesse hoje fazer o Natal!

Iria então mudar o que dele os homens fizeram...

Sim, porque o Natal  que hoje é festejado

Nada tem do que por Deus ao mundo foi mostrado.



Natal é dom de Deus que mandou Jesus Cristo

A ser o Salvador como estava previsto!

E veio o prometido, o divino Senhor

Para ser dos mortais o eterno Salvador!



Não havia comércio a ninguém explorando,

Nem gritos infernais o ouvido perturbando.

Houve os anjos nos céus cantando melodias,

E outro anjo trazendo novas de alegrias...



Houve estrela de brilho, o esplendente fulgor

Os Magos conduzindo aos domínios do Amor!

Pastores foram ver o Cristo ora nascido

E os Magos foram dar-lhe o que haviam trazido...



Mas hoje o que nós temos é grito, é propaganda,

É barulho demais vibrando em toda banda...



Se eu pudesse fazer o Natal novamente

Seria algo melhor: a expressão d’alma crente.



Eu sei que isso seria algo muito, muito pobre,

Mas sei também seria algo sério e mui nobre!

Iria  recolher das belezas do astral

Mil rastilhos de prata e fazer meu Natal.



Iria  transcrever  mil  sons  das  cataratas

E  assim  executar  as  minhas  serenatas,

Serenatas a fim de  amostrar meu afeto

Ao Cristo que desceu do céu para o meu teto.



Iria copiar dos três Magos as suas atitudes

E ao Cristo oferecer riquezas das virtudes!



Iria acompanhar pastores de Belém

E ver na manjedoura Cristo, o Sumo Bem!



Nada de ter presépios, vaquinhas de brinquedo

Paradas sem dar leite e até causando medo...

Teria  eu  de  usar  jumentos  no  serviço

De levar mantimentos a quem precisa disso...



Iria  qual  Simeão  tomar  Jesus  nos  braços

E apertá-lo com amor e num milhão de abraços

Declarar que estou pronto a partir para o além

Onde irei conviver com o Cristo de Belém!



Ah! Quem dera eu pudesse fazer outro Natal

Em que os homens cristãos se afastassem do mal!



Ah! Quem dera eu pudesse outra festa fazer

Onde o Filho de Deus honrado fosse ser!



Mas se tal não consigo apenas eu me prostro

E  contrito  ofereço  a  Deus  a  minha  prece,

Pois só Ele tal coisa de mim é que o merece.

Darei ao meu  Senhor os dias que me restam

E meus símplices versos que louvores atestam.



Recebe, ó meu Jesus, o meu canto final:

A Ti os ofereço, ó Cristo magistral !



És luz, és esplendor, és beleza infinita,

És a Graça  de Deus, essa Graça bendita!



És tudo que precisa este mundo global,

És o Deus feito homem, és Tu nosso Natal !


   João Pessoa, dezembro de 2012







FELIZ NATAL, IRMÃOS E AMIGOS


           


Feliz natal com Jesus nascido n’alma

E em teu coração sempre inspirando,

Que Ele te dê sua ternura e calma

E esteja junto a ti, te abençoando.



E que o Natal, do Amor, te oferte a palma

Para que sigas em tua vida amando,
Pois é o Amor que nesta vida incalma

Nos faz tamanha dor ir superando.



Feliz Natal desejo, irmão e amigo!

Quisera estar bem perto aí contigo

Na presença de Deus em comunhão!



Quisera te abraçar, estar mais perto,

Fazer belo jardim deste deserto

Dando-te as flores do meu coração!



    José Britto Barros – Pastor

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...