quinta-feira, setembro 13, 2018

Dois poemas de Eliúde Marques


Václav Mach-Koláčný - Três cruzes do Gólgota

VISÃO DO GÓLGOTA

Eu vi Jesus na cruz dependurado,
no rosto trazia espinhos cravados
e o sangue a correr.
Vi ali o sacrifício de um justo,
pagando nossa culpa a alto custo,
sem nada dever.

Eu vi na cruz o martírio de um santo,
que veio a este mundo sofrer tanto
por mim pecador.
Mas vi a glória brilhar na sua face,
perante o tribunal, num desenlace
do mal e do amor.

Meus olhos viram quando lá no horto
prostrado a orar no chão, já quase morto,
mas sempre a orar.
Velai comigo, pois estou sozinho,
Jesus clamava a todos com carinho:
- ficai a velar.

Eu vi su'alma a transbordar tristeza,
como também a eterna natureza
a chorar ficou.
E vi a dor nas plagas verdejantes,
por onde tanto Jesus passou antes
e onde tanto amou.

Vi o sofrer de sua mãe ao seu lado,
no rosto seu semblante transpassado
pela ingente dor;
de seus olhos as lágrimas rolavam
e em seu ser as dores aumentavam
por ver tanto horror.

Mas vi também a sua imagem pura,
surgir brilhante em meio à sepultura
no silencioso jardim:
Jesus ressuscitou em sua glória,
ali eu vi o auge da vitória
por isso a Ele vim.

Eu contemplei a vida do meu Cristo
do princípio até ao fim, e por isto,
O aceitei, então.
Tudo avistei quando regenerado,
prostrei-me ao chão tristonho e humilhado,
senti o seu perdão.

Tudo previ e foi esclarecido
a dor na cruz, o soluço, o gemido
que o meu Jesus sofreu.
Ele apagou, amigo, o teu pecado,
por isso atende agora o seu chamado,
porquanto o céu é teu!


JESUS - A SOLUÇÃO DO SÉCULO

Especialmente para o II Congresso Regional da Baixada Fluminense, promovido pela UMADER

Num mundo de trevas, dores, agonias,
onde já não se sente as alegrias
por causa do pecado e corrupção,
surge uma luz que logo se irradia:
é o bom Jesus que ainda em harmonia
vem nos dizer: Eu sou a solução.

Século de guerras, fome, tempestades,
terremotos, inquietude, crueldades:
corpos que tombam tétricos, gelados,
nas vias esquecidas das cidades.

É noite. A terra geme na penumbra
e um quadro de miséria se deslumbra
aos olhos da infiel humanidade.
Mas inda existe um povo peregrino
que a navegar com luz na escuridão,
é a bússola das gentes sem destino
dizendo que Jesus é a solução!

É o século da ciência e das loucuras:
espaçonaves sobem às alturas,
buscam seus astronautas as venturas
que dificilmente encontrarão.
Mas para encontrar o Deus que adoramos,
nas asas da oração logo voamos
e Ele nos diz: Eu sou a solução.

A Palavra de Deus está cumprida:
a Ciência quer mesmo dar a vida
com transplantes e inseminação,
mas se o homem quiser ser renovado
e ter a vida para todo sempre,
só em Jesus terá a solução.

O avanço do Universo neste século
comprova que Jesus não tarda a vir.
E se a miséria, os corpos mutilados,
a pestilência e a perseguição
vierem minguar a fé dos bons soldados,
Jesus dirá: Eu sou a solução!

Espraio a vista ao longo da jornada
e vejo bombas esterilizando a terra...
Noto o jato fatídico que passa
trazendo em seu trajeto para as massas,
a literatura que inflama a juventude
ao erotismo, às drogas, à desgraça
e a ânsia cresce no meu coração,
pois, medito que não temos levado
Jesus Cristo que é a única solução.

Agora volto o olhar à juventude
composta de talentos e virtude
e vejo a esperança aberta em flor.
A esperança que o mundo não conhece
e por esse motivo em vão padece
porque não sabe onde encontrar o amor.

Alteia o teu olhar, ó jovem crente,
até aonde chegar teu sonho ardente
e vê a nossa Pátria estremecida
no berço do pecado adormecida.

Vem despertá-la, tu. 6 juventude,
cheia de fé, amor solicitude.
Tu que és a esperança feita em preces
e que o vício e a indolência não conheces.
Vai às cidades, aos pampas, ao sertão,
lugares onde o vil pecado impera
e diz: ó meu Brasil, o Amor te espera,
se queres paz, lesos e a solução!

Alcemos, pois, a Bíblia em todo canto
e deixemos que o Espírito Santo
remova em nós a nossa vaidade.
E quando o fogo santo se acender,
a inflamante tocha de poder
há de operar em nós a santidade.

E agora unidos demos nossa vida:
humilde, consagrada e retraída
do mundo de pecado e corrupção,
a fim de que possamos de uma vez,
mostrar às multidões o amor que fez
Deus enviar JESUS — A SOLUÇÃO!

Do livro Primícias do Meu Jardim.


Um comentário:

carmen lira disse...

Que coisa mais linda, quero mais...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...