quinta-feira, maio 24, 2012

Dois poemas de Marcos Soler



Além do Rio  

    A viagem é longa e cansativa,
às vezes tem bonança - muito mais tufão!
Na verdade: somos tristes peregrinos,
neste mundo de angústia e solidão!  
   
 Nossa vida é caminhar... Só caminhar...
Não há voltas no caminho, pois um dia!...
pequenino ou grande, rico ou pobre,
desceremos à campa: rude e sombria!    
  
 Ah! muito além daquele grande rio,
muito além da vida que a morte encerra,
há uma vida que é mais vida, sim!
A vida eterna que por nós espera!  
   
Além do rio não haverá mais noite,
ali não haverá maldição e dor,
nem sede, nem fome, doença não haverá!
Pois, Deus é quem reina - O reino do Amor!    
 
Oh! Senhor! admirável são tuas obras!
Os mares... Os rios... As estrelas luzentes...
Porém, de tudo que fez!... Não se compara:
A celeste morada de todos os crentes!...  
   
Ah! Eu quero ver Jerusalém celeste!
Suas ruas de ouro e rios de cristal!
De Jaspe!... Topázio!... Safira!... Esmeralda!...
Não há no universo beleza igual!      

Quero ver amigos que um dia partiram!
Ver o coro de anjos! O lindo Jardim!
Sim! Mas antes de tudo e de todos:
Quero ver aquele que morreu por mim!      

Jesus! Jesus! Morreu! Mas vivo está!
Ele é o caminho - Nele eu confio!
somente por Ele! Somente por Ele!
salvo e feliz chegarei: Além do Rio!  


 Ensina-me a Viver

p/Maurício e Adriane

Oh! Senhor! A vida é tão curta!
Uma fumaça que o vento espalha...
Quando no caminho vem a luta,
Muitas vezes a força falha!

Ensina-me a viver no mundo...
Sou fraquinho – mas tu é forte!
Quero viver cada segundo...
E não temer a negra morte!

Quero aprender contar meus dias,
Pois, passam tão rapidamente!...
Nas ilusões e fantasias...
Ao teu lado serei prudente!

Sem medo abraçar no caminho,
O que é bom e perseverar!
- Nas riquezas não ser mesquinho.
- Nas agruras não desanimar.

Pois, no crepúsculo da vida,
Velhinho!... Pouco posso fazer!
Por isso, Senhor! Te peço na lida:
Hoje e sempre: Ensina-me a viver!

Do livro Além do Rio (Editora Hosana, 2000)

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...