terça-feira, julho 21, 2020

Poesia Evangélica em Literatura de Cordel - Uma antologia para download gratuito



Mais que um simples estilo literário popular, o cordel é uma riqueza cultural ímpar de nossa nação. E digo nação e não apenas Nordeste, pois a sagacidade, a criatividade, a alegria e o humor do cordel têm atingido todas as regiões do Brasil, levado num primeiro momento pela mão de bravos migrantes, e depois ganhando vida própria em contextos e pelas mãos de atores não nordestinos. Não em vão o cordel foi reconhecido no ano de 2018 como Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro. A miríade de temas que o gracioso cordel abarca com inaudita liberdade faz dele um veículo de comunicação poderosíssimo, e uma ferramenta pedagógica de primeira ordem.
Esta seleta vem antologiar os versos de um panteão de autores cuja criatividade é insuflada pela sua fé – fé naquele nazareno cabra arretado que, com sua vida e seu sacrifício, proporcionou salvação gratuita para qualquer pessoa que nEle crer.
Em nosso país cristão, é natural que a fé atinja e repercuta por todas as artes, notadamente as populares. A fé protestante/evangélica, que representa um retorno aos valores bíblicos e apostólicos de inícios do cristianismo, é abraçada por cada vez mais pessoas por este Brasil de Deus, pessoas ávidas por um relacionamento mais próximo ao Redentor, e uma fé mais atuante e vívida. Foi o que aconteceu, em algum momento, com cada um dos poetas aqui antologiados. Se sua excelência artística permite a todos eles transitarem com desembaraço por qualquer tema a que se proponham, sendo tal característica um dos fundamentos de um verdadeiro cordelista, eles também falam com idêntica ou quiçá maior galhardia de temas da fé cristã que os move e sustenta. Compartilhar alguns desses verdadeiros tesouros do cordel é o singelo objetivo desta obra.
Este é um livro gratuito – um presente a você, leitor – e desde já lhe convidamos a compartilhá-lo de todas as maneiras ao seu alcance.

PARA BAIXAR O LIVRO PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

terça-feira, julho 14, 2020

A sabedoria de Gilbert Keith CHESTERTON num e-book gratuito


O polivalente e desconcertante Gilbert Keith Chesterton foi muitos - escritor, poeta, crítico de arte, jornalista, teólogo... Nascido em 1874 em Londres e falecido em 1936, sua vasta obra (apenas os livros beiram os oitenta) abarca desde os clássicos de seu pensamento crítico e apologético como Ortodoxia e O Homem Eterno até ficções como O Homem que Foi Quinta Feira, além dos muitos livros de seu renomado detetive, Padre Brown. Sua obra teve considerável influência sobre nomes que vão desde C. S. Lewis até Jorge Luís Borges.
Grande polemista e observador arguto da alma humana, Chesterton construiu sua obra celebrando a vida e o mistério do Universo, demolindo argumentos relativistas e opositores de ocasião. Seu raciocínio por vezes (e este é um de seus encantos) trilha caminhos inesperados. É preciso estar atento: A ironia e o paradoxo são as constantes em muito do pensamento do autor. 
Aqui, um pouco da verve, da luminosidade e da espirituosidade do gigante (1,93m) peso-pesado (130kg), que era chamado não sem razão de “o príncipe do paradoxo”.

PARA BAIXAR O LIVRO PELO SITE GOOGLE DRIVE, CLIQUE AQUI.

sábado, julho 04, 2020

Dois poemas de Natalina Araújo da Hora



DEUS

Deus é amor, Deus é alegria
Deus é paz, Deus é sabedoria.

Deus é todo infinito,
Ele é todo o meu ser;
Para mim,
Ele é todo o meu viver.

Deus é minha vida,
É meu amigo, é o meu pão,
Ele é minha alegria
Na minha solidão.

Deus é tudo que eu quero,
É tudo que adoro;
Sem ele, nada sou,
Na sua presença sempre choro.

A Ele eu me humilho,
E também peço perdão
Por tudo que eu não posso ser,
Porque aqui quero viver
Como filho de Abraão.


QUANDO ESTÁ ESCURO

Quando o céu está escuro
A Lua não pode brilhar,
É como a vida do crente
Que a Deus não dá lugar.

Como é triste se notar
O céu se escurecer,
Ele quer lhe dar a paz
Se a Ele obedecer.

O crente obediente
É como o clarão no céu,
É olhar no Oriente
E ver Cristo além do véu.

Eu contemplo muitas vezes
A diferença que existe
Entre uma noite de luar,
E outra escura e triste.

Quando o crente busca a Deus
Com amor e devoção,
Ele está se entregando
Com poder e mansidão.

Lá no céu tem um lugar
De paz e de amor,
Jesus quer te ofertar
É como um jardim de flor.

Vamos nós falar com Deus
Cada dia em nossa lida
Dando a Ele o nosso amor
Porque Ele nos deu a vida.

Do livro O Dom Que Deus Me Deu (Edicon, 1987)




Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...