quarta-feira, novembro 29, 2023

Deu na Folha de São Paulo: Por que evangélicos são excluídos da cena literária do Brasil?

 


Editoras e feiras literárias evitam debate sobre religião, apesar do interesse popular pelo tema


Juliano Spyer

"Por que a literatura evangélica não faz parte do mainstream da literatura nacional? E por que evangélicos são marginalizados pela elite cultural e literária do Brasil?," questiona Marcos Simas, um veterano com mais de 30 anos de experiência no mercado editorial e especializado no segmento de livros religiosos no Brasil. "Vamos ser honestos: eventos literários como a Flip discriminam os leitores religiosos," critica.

Em relação a evangélicos, o problema não se limita às divergências no campo político, entre progressistas e conservadores, por causa das pautas morais. "Existe a percepção de que crentes pensam de maneira uniforme e que não têm interesse em artes e literatura, o que é falso." Ele cita o caso de igrejas históricas como a Presbiteriana e a Metodista, que fundaram instituições de ensino respeitadas. E lembra também da importância de atividades como a chamada escola bíblica dominical, recorrente em igrejas evangélicas, que promovem a prática da leitura e da interpretação de textos em bairros periféricos em todo o país.

Essa influência da igreja na promoção da escolaridade aparece em dados estatísticos. A pesquisa "Retratos da Leitura no Brasil", realizada pelo Instituto Pró-livro, registra que o evangélico lê em média 7,1 livros por ano, mais do que a média da população.

Esse interesse que evangélicos e outros religiosos têm pela leitura se reflete ainda nos resultados financeiros do setor editorial. O volume de exemplares vendidos na categoria religião perde apenas para a de livros didáticos no Brasil, tendo gerado um faturamento de R$ 558 milhões em 2017, segundo dados da Fipe. A mesma pesquisa revela que livros religiosos venderam naquele ano quase três vezes mais exemplares do que literatura adulta e mais de quatro vezes mais do que aqueles classificados como autoajuda.

Editoras seculares deveriam estar ávidas por disputar esse mercado lucrativo, e de fato estão, mas o fazem discretamente. Livros dessa categoria muitas vezes são identificados de forma genérica como "história", "pensamento ocidental" ou "autoajuda". Assim essas empresas não perdem prestígio diante da elite intelectual, que frequentemente menospreza o que está associado à religião, especialmente ao cristianismo evangélico, considerado uma expressão religiosa de segunda classe, caracterizada pelo discurso de autoajuda e pelo culto ao dinheiro.

A Flip vem radicalizando a proposta de diversificar os autores da promoção, abrindo debates sobre raça e gênero. Mas, contraditoriamente, ao se distanciar da temática da religião, ela limita as possibilidades de diálogo com um segmento que inclui 70 milhões de brasileiros. E reduz também a chance de atrair uma parte importante de evangélicos pobres que, a partir da Bíblia, procuram alternativas de livros para consumir.

spyer@uol.com.br (LINK ORIGINAL AQUI).


segunda-feira, novembro 20, 2023

Quatro poemas de Martha Snell Nicholson

 


MEU ADVOGADO

 

Eu pequei. E imediatamente depois,

Satanás voou para diante da presença do Deus Altíssimo.

E ali ele fez uma acusação injuriosa.

Ele disse: “Essa alma, coisa feita de barro e relva, pecou.

É verdade que ele carrega vosso nome.

Mas exijo sua morte, pois tu mesmo disseste:

“A alma que pecar, essa morrerá”.

Não será essa sentença cumprida? Está morta a justiça?

Envie agora essa alma pecadora a seu destino.

Que outra coisa pode fazer o justo juiz?”

E assim ele fez, me acusando dia e noite.

Toda palavra que ele disse, ó Deus, era verdade!

 

Então, rapidamente alguém se levantou da destra de Deus.

Diante dessa glória os anjos esconderam suas faces.

Ele falou: “Cada i e til da lei deve ser cumprido;

O pecador culpado deve morrer!

Mas espere, suponha que toda sua culpa fosse transferida para mim,

E eu tivesse pago a sua penalidade!

Veja minhas mãos, meu lado, meus pés! Um dia eu fui feito pecado por ele.

Morri para que ele pudesse ser apresentado sem culpa, diante de teu trono!”

E Satanás fugiu. Ele bem sabia que não poderia suportar tanto amor,

Pois cada palavra dita pelo meu querido Senhor era verdade!

 

 

 

TESOUROS

 

Uma a uma ELE as levou de mim.

As coisas que eu mais apreciava,

Até que fiquei de mãos vazias;

Foram-se os brinquedos cintilantes.

 

E andei por veredas deste mundo,

aflito em meus trapos de pobreza,

até ouvir Sua voz a convidar-me,

"Erga para Mim suas mãos vazias!"

 

Assim eu mantive as mãos alçadas,

e ELE as encheu bem, com abundância,

das suas riquezas transcendentes,

até nada mais nelas caber.

 

Afinal cheguei a compreender,

com a minha mente lerda e néscia,

que Deus não podia despejar

as suas riquezas em mãos cheias.

 

 

 

CONVIDADOS

Tradução de Lucas Ferreira

 

A dor bateu na porta e disse

Que veio pra ficar

E sem que a convidasse eu

Aqui veio morar;

Como uma sombra ela entrou,

Entrou depois de mim.

Da dor de sua presença livre

Eu nunca mais vivi;

E outro dia outrem bateu

Gentil foi seu bater.

Disse eu: “a dor já vive aqui,

Aqui não vais caber”;

Então ouvi Sua terna voz:

“SOU EU. Medo não tenhas”

E desde que Ele entrou aqui

Como mudou minha pena!

Poupou-me não dela embora

(molesta companhia)

Mas ensinou-me a encará-la

Nunca imaginaria;

Que convivência inusitada

Jesus, a dor e eu

Nesta casinha de madeira

A que Ele acorreu…

 

 

PORQUE

Tradução de Lucas Ferreira

 

Porque Ele é Deus se assenta no trono,

Porque Ele é homem pode m’entender.

Porque Ele é Deus vem em meu auxílio,

Porque Ele é homem toma minha mão.

Porque Ele tomou a forma humana,

Conheceu minha forma e minha fraqueza.

Porque Ele é Deus pode conceder-me

Tudo além do que eu pense ou peça.


terça-feira, novembro 07, 2023

1000 Citações sobre Amor, Esperança e Fé em e-book gratuito



Amor (ou caridade), Esperança e : As três principais virtudes cristãs, conforme arroladas pelo apóstolo Paulo no décimo terceiro capítulo da Primeira Carta aos Coríntios, um dos ou talvez mesmo o mais belo capítulo de todo o Novo Testamento. Os católicos chamam-nas de virtudes teologais, que seriam infundidas por Deus no homem, e cuja ação é complementada pelas virtudes cardinais (prudência, justiça, fortaleza e temperança).

Nesta breve seleta, reunimos nada menos que mil (e cem) citações. São textos notadamente de autores cristãos (reformados, católicos e de outras vertentes), mas não somente; autores de outras confissões religiosas aqui comparecem, e mesmo agnósticos e livres pensadores os mais diversos, contribuindo para o entendimento e a reflexão plurais sobre tais temas de infindável profundidade. Assim, mesmo focado na seara cristã, esta pequena antologia é de valia para todo tipo de leitor, todo aquele que tem sua atenção capturada pelo mundo das ideias.

Este livro é uma edição revista e ampliada do e-book “Amor, Esperança e Fé – Uma antologia de citações”, publicado em 2017, e que reunia em torno de 750 citações sobre as três virtudes. Além do acréscimo em citações, aqui inserimos uma nova seção, “As Três Virtudes”, reunindo citações que falem ao mesmo tempo sobre as três, ou ao menos duas delas. O referido e-book foi uma publicação que surgiu no rastro de comemorações dos 500 anos da Reforma Protestante.

“Bem, as virtudes teologais: o que tem isso a ver com a Reforma?”, perguntará o leitor mais desatento. E que foi a Reforma, senão um retorno ou esforço de retorno aos fundamentos da fé cristã uma vez perdidos ou obnubilados? Anseio desesperado de tornar às bases e raízes que foram amortecidas ou banidas em troca de conceitos débeis e prostituídos? Se assim entendermos, percebemos que nada há de mais basilar em nossa crença do que o consórcio destas três virtudes capitais. São elas que garantem a simplicidade revolucionária da mensagem dAquele que por todos se ofereceu na cruz.

Que esta pequena seleta seja de proveitosa e edificante leitura a você, amigo leitor. Mais do que um livro a ser lido, nosso esforço foi para tornar este volume um livro a ser revisitado enquanto durar nossa peregrinação terrena.

E agora, além da versão em e-book, gratuita, atendemos a um pedido de muitos e disponibilizamos uma versão impressa, à venda no site da Editora UICLAP.


Para baixar o e-book GRATUITO pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.


Caso queira adquirir o livro impresso, confira no site da UICLAP, CLICANDO AQUI.


 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...