domingo, março 24, 2024

O ABORTO em Frases, Poemas e Reflexões: Antologia em e-book gratuito para download

 



O tema do aborto tem mobilizado mentes, corações e culturas ao longo da história. Nos dias de hoje, tornou-se questão incontornável, transcendendo delimitações sanitárias, sociológicas, políticas e religiosas para inserir-se no centro do debate público.

Temos, ao longo dos anos, editado diversas antologias, dos mais variados escopos e amplitudes. Em sua maioria, antologias poéticas ou de citações. Para execução de tal atividade, é de praxe a aquisição e/ou consulta de livros no gênero, e o leitor deve saber que é relativamente farta a disponibilidade – no caso das citações – de livros de frases em nossas prateleiras. No entanto, transitando, por prazer e a trabalho, por dezenas de antologias e mesmo dicionários de citações, jamais vimos o verbete “aborto” categorizado em obra alguma. Até citações esparsas sobre um tema tão significativo estão curiosamente ausentes deste gênero de literatura. Assim, tomamos para nós a tarefa de, mesmo reféns da brevidade, organizar e disponibilizar a presente obra, de maneira alguma exaustiva, sobre esse assunto vital.

E este pequeno livro é na verdade uma antologia multigêneros: às diversas citações sobre o aborto, unimos uma seleção de poemas e, por fim, uma coleção de pequenos textos de reflexão que ajudarão a iluminar nosso entendimento sobre o assunto.


       Esse é um livro gratuito, que nasce em serviço da sociedade e da melhor das intenções. Convidamos você a ler e também a compartilhar este conteúdo, com quantos achar conveniente.

Para baixar o seu exemplar gratuitamente pelo site Google Drive, CLIQUE AQUI.


terça-feira, março 19, 2024

150 Citações de Soren Kierkegaard em e-book GRATUITO - Um pouco do melhor do Filósofo da Existência

 

Complexo, arguto, irônico, poético, multiplamente genial: Assim foi o dinamarquês, nascido em Copenhague, Søren Aabye Kierkegaard (1813 – 1855).

Ao compreender o peso que se estabelece sobre cada ser humano – a liberdade que exige uma tomada de posição, e ao postular que o mundo interior, subjetivo, era muito mais importante que o exterior, Kierkegaard antecipou temas da psicologia e da filosofia que, doravante, nortearam boa parte dessas disciplinas.

Viveu uma vida reclusa e conturbada, na qual sua profunda percepção da situação angustiante e mais do que isso, absurda do homem – enquanto criatura afastada de seu Criador – lhe infligiram duros pesares.

Seu entendimento profundo do cristianismo o levou a ser um crítico da igreja de seu tempo, pois Kierkegaard, mais do que talvez qualquer homem em séculos antes e depois dele, sabia que a verdadeira vivência da fé cristã era um salto – oneroso ao máximo – dentro do absurdo, salto paradoxal (pois a fé é a superação da racionalidade) que significava a única oportunidade de transcender tal absurdo rumo ao absoluto, e o ápice a que o homem poderia almejar, dentro dos três estágios existenciais propostos pelo pensador: o estético, o ético e o religioso.

Sua vasta obra, desenvolvida através de pseudônimos que dialogam entre si, tem influenciado pensadores e artistas das mais variadas correntes, desde seu advento. Não sem razão ele é considerado o pai do Existencialismo.

Aqui, um pouco do melhor de Kierkegaard.

Para baixar gratuitamente o e-book em formato PDF pelo Google Drive, clique AQUI.


Este e-book possui uma versão ampliada (250 citações) na Amazon, gratuita para assinantes Kindle. Confira AQUI.


quinta-feira, março 07, 2024

O focinho do camelo, um poema de Lydia H. Sigourney

 



O Focinho do Camelo


Certa vez em sua loja um artesão trabalhava

Com mão lânguida e pensamento apático,

Quando da janela aberta

Cuidado! – um camelo enfiou a cara.

“Meu focinho está frio”, ele choramingou, humilde;

“Oh, deixe-me aquecê-lo ao seu lado.”

Como nenhuma palavra de negação lhe foi dita,

Para dentro veio o focinho – e veio a cabeça,

E assim como o sermão vem depois da leitura do evangelho

O pescoço errante e longo veio a seguir.

E então, quando caiu a tempestade ameaçadora,

Saltou para dentro toda a forma deselegante.

 

Espantado o artesão olhou ao redor,

E para o grosseiro invasor franziu a testa,

Convencido, ao vê-lo assim tão perto,

De que não havia espaço para tal convidado.

Ainda mais surpreso, ouviu o camelo dizer:

“Se estiver incomodado, siga o seu caminho,

Pois neste lugar eu escolhi ficar”.

Oh, corações jovens, nascidos para a alegria,

Não tratem esta fábula árabe com desprezo.

Para as velhas artimanhas do mal

Não emprestem nem ouvidos, nem olhar, nem sorriso,

Sufoquem a fonte escura onde ela fluir,

Não admitam sequer o focinho do camelo.


Mais sobre Lydia aqui.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...